A Adetur Cataratas e Caminhos realizou recentemente no Auditório da Câmara de Vereadores de Santa Helena, a primeira reunião de alinhamento para o 8º Circuito Regional de Cicloturismo – edição especial e avaliação da última edição do Circuito. Estiveram presentes na ocasião dirigentes de turismo dos municípios e representantes dos grupos de ciclismo. O 8º Circuito Regional de Cicloturismo – edição especial contará com a participação de 17 municípios da região de abrangência da Adetur que sediarão as etapas.
Os municípios sede serão: Céu Azul, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Terra Roxa.
Em comum acordo os organizadores decidiram realizar uma etapa por mês, com exceção dos meses de janeiro e dezembro. Diante disso, a primeira etapa terá início no mês de fevereiro de 2024 e a última etapa será sediada no mês de agosto de 2025.
Na ocasião, o assessor jurídico da Adetur, Jaime Luiz Remor explanou sobre o Termo de Cooperação entre Adetur, municípios e destes com as entidades. Também foi realizado o sorteio dos meses e datas em que cada município sediará a etapa. Em breve, acontecerá outra reunião de alinhamento com maiores detalhes, tais como patrocinadores oficiais, parceiros do Circuito, regulamento, valores, definição oficial das datas do calendário, dentre outras questões específicas. A única data oficialmente definida é a primeira etapa, que acontecerá no dia 18 de fevereiro de 2024, em Santa Terezinha de Itaipu.
De acordo com a coordenadora técnica da Adetur, Sara Fernanda Moraes, uma das novidades para a próxima edição é o lançamento desta edição especial. “Será um circuito exclusivo para promover rotas ciclo turísticas dentro da nossa região. Cada município vai desenvolver uma ciclorrota, sinalizar e assim será uma rota fixa onde os ciclistas poderão voltar para esse município e fazer esses pedais, contemplando o que há de melhor em cada município. A proposta foi aceita pelos municípios e começamos a dar um passo importante que é, além do evento do cicloturismo, estruturarmos nossa região com produtos turísticos, com a criação dessas ciclorrotas”, destaca.
Segundo a diretora de Turismo de Santa Helena, Janaina Paula Teodoro, o Cicloturismo é uma oportunidade para evidenciar as belezas dos municípios da região. “Realizamos a maior etapa da retomada do Cicloturismo, ficamos extremamente felizes com esse resultado e por isso já estamos ansiosos para a promoção da próxima edição. É um evento que agrega valor para todos os municípios, hoteis lotados, fomenta o comércio local através das empresas que atendem no dia e as auxilia entidades sem fins lucrativos. Já estamos trabalhando possibilidades de roteiros para nossa etapa que será em maio de 2025”, finaliza.
Comentários: