Os alunos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil retornam para a sala de aula na próxima segunda-feira, dia 07, para o início do ano letivo de 2022.
Os professores já tiveram formações durante toda esta semana com a participação da equipe pedagógica da secretaria de Educação e Cultura com abordagens sobre encaminhamentos metodológicos e troca de experiências, também das profissionais do Centro Educacional Especializado de Apoio Pedagógico - CEEAP, com uma palestra voltada ao atendimento do aluno com transtorno espectro autista, uma intervenção com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UTFPR, Professora Dra. Rejane Barbosa de Oliveira, sobre plantas tóxicas, entre outros conteúdos.
Todo o corpo docente, além dos coordenadores e diretores foram preparados para início das aulas que, neste ano, serão aprimoradas com a inserção de novos conteúdos em período de contraturno, com a utilização de equipamentos tecnológicos e muito mais.
A informação é da secretária municipal de Educação e Cultura, Juliana Schwaab: "Esperamos um ano muito produtivo no quesito aprendizado e nosso objetivo é recuperar o ensino que foi tão prejudicado pela suspensão das aulas presenciais durante o auge da pandemia. Entre as mudanças, está a ampliação da jornada escolar de 20 para 28 horas semanais entre os alunos que frequentam as turmas do primeiro aos quintos anos do ensino fundamental, com a participação no período de contraturno, de atividades com equipamentos tecnológicos, jogos educativos, aprimoramento da leitura e foco no aprendizado", explica.
A secretária destaca ainda que todos os estudantes deverão utilizar a máscara e seguir os protocolos de segurança sanitária: "Tivemos um aumento nos casos neste início de ano e precisamos tomar os devidos cuidados, tanto alunos quanto professores, para evitar um surto de Covid-19 nas instituições de ensino", pontua.
Uniformes escolares
Mais de 3.000 alunos serão contemplados nos próximos meses com o kit uniforme escolar, um investimento do próprio município e que oferece inúmeros benefícios à classe. Os itens consistem em sete peças, sendo duas bermudas, duas camisetas de manga curta, uma camiseta de manga longa, um agasalho completo e um par de tênis.
A entrega depende ainda da conclusão do processo licitatório, tirar as medidas dos alunos e na sequência, aguardar a confecção dos vestuários. A estimativa é de 90 dias.
Comentários: