No campo, uma informação simples, que concentra horas de temperaturas baixas, pode multiplicar a produção rural. Agora, o dado é acessível na palma da mão, em um aplicativo para celular.
A ferramenta recém-lançada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) tem ajudado produtores de frutas que dependem essencialmente do clima no estado, como pêssego e ameixa.
É o caso do produtor Gilberto Olchel, de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. Ele tem 15 hectares de pomares e as temperaturas baixas do inverno são essenciais para definir a próxima safra das frutas.
“Hoje, temos que contar com a tecnologia para certas tomadas de decisão lá na frente, e não tomarmos uma decisão em cima [da hora], tem que tomar antes. E com esse aplicativo, conseguimos tomar algumas decisões antes para melhorar a qualidade da fruta e a produtividade", diz Olchel.
O aplicativo calcula quantas horas de frio o estado teve em cada período - informação muito importante para que os produtores possam se planejar para a floração equilibrada das árvores frutíferas.
“Produtores de frutas de clima temperado têm necessidade de fazer o monitoramento de horas de frio para realizar práticas, manejos agrícolas, que envolvem a aplicação de produtos químicos para quebra da dormência dessas culturas”, explica Pablo Ricardo Nitsche, pesquisador em agrometeorologia do IDR.