A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) da Argentina aprovou, nessa quarta-feira (26), o uso da vacina contra a dengue desenvolvida pelo laboratório Takeda, do Japão. O imunizante protege contra os quatro serotipos do vírus em circulação nos países da América do Sul.
Conhecida comercialmente pelo nome de Qdenga, a vacina TAK-003 já tinha sido aprovada em países da Ásia, como a Indonésia, e na União Europeia. Na América do Sul, o primeiro órgão a autorizar o uso foi a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil, no último mês de março.
Aplicado em duas doses, o imunizante é indicado para a população entre 4 e 60 anos, com intervalo de três meses entre as injeções. A data de início da primeira campanha pública de imunização na Argentina ainda não foi definida, mas o governo do país manifestou interesse de comprá-la ainda em 2023.
De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, a Argentina vive seu pior ano epidemiológico em relação à doença, com 67 mil casos e 48 mortes. Na província de Misiones, onde fica a cidade fronteiriça de Puerto Iguazú, a situação é considerada sob controle, embora o número de infectados tenha crescido nas últimas semanas.