Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Avança perspectiva de outro trecho de asfalto no PY que beneficiará Porto de SH

O trecho é uma rota de trânsito de caminhões graneleiros, para exportação para o Brasil

Avança perspectiva de outro trecho de asfalto no PY que beneficiará Porto de SH
Assessoria
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Depois da conquista do asfalto entre Porto Índio e Ruta 07, antiga Super Carreteira, Cruce Itakyry no Paraguai, cujas obras estão adiantadas, um novo trecho está sendo reivindicado por lideranças guaranis e brasiguaias.

É outra antiga luta que já tem o projeto e que agora surge como uma grande possibilidade de seguir adiante e de ser executada, que é a obra do asfalto entre Itaipu Porã, conhecido também como porto de Sanga Funda no município de San Alberto e São Lorenzo, Troncal 3, em Minga Porã, uma rodovia de aproximadamente 50 km, mais ou menos 25km em cada Segunda-feira (24), na casa do concejal departamental (deputado estadual) Nelson Espínola, foi realizada uma reunião preparatória para um importante encontro em breve com o presidente do Paraguai, Santi Peña para tratar do assunto de forma oficial.

O encontro idealizado por Espínola, contou com a presença do senador Javier Zacarias Irún e o brasileiro radicado há muito tempo no Paraguai, o santa-helenense Doacir Bianchet, presidente da comissão que luta pela obra.

Vereadores e outras lideranças dos agricultores e da Coopasam, uma das fortes cooperativas de produção do país vizinho, além do funcionário da Itaipu, Elvio Souza, participaram da reunião.

O asfalto é uma antiga reivindicação dos habitantes da região, que fica totalmente isolada a qualquer chuva.

O trecho que liga Minga Porã a San Alberto é uma rota de trânsito de caminhões graneleiros, para exportação para o Brasil, transitando diariamente cerca de 50 caminhões de grande porte, pelo que as melhorias rodoviárias se tornaram uma primeira necessidade.

Este novo olhar para a infraestrutura logística para o transporte no Paraguai, irá influenciar diretamente no Porto Internacional de Santa Helena, onde funciona a aduana integrada Brasil/Paraguai e que está passando por um processo de reavaliação, com estudos que estão indicando os gargalos e apontando novos rumos para melhorar tudo o que envolve o complexo. 

Com o asfalto que está sendo construído entre Porto Índio e Cruce Itakyry a expectativa é de pelo menos dobrar o movimento fronteiriço de comércio exterior, via Porto de Santa Helena e se for concretizada esta outra obra reivindicada, aumentará ainda mais os negócios entre os dois países.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!