Várias máquinas estão trabalhando direto na região fronteiriça em frente a Santa Helena, fazendo a terraplanagem para o tão esperado asfalto que vai ligar o Porto Índio à Cruce Itakyry na Ruta 07, antiga supercarretera no Paraguai.
O trecho de 60km está subdividido em dois lotes de aproximadamente 30km e a movimentação das máquinas, principalmente mais na região lindeira ao Lago de Itaipu, em frente à Costa Oeste do Paraná, é intensa.
A expectativa é de que em pouco mais de dois anos, a ligação esteja praticamente concluída, mas o prazo é de 30 meses.
Novo Porto Índio
Paralelo às obras do asfalto que já iniciaram, foi apresentado também um grande projeto de revitalização total do complexo portuário no lado guarani.
O encontro, que reuniu autoridades do Paraguai, foi na sexta-feira (1). Aconteceu a assinatura do Acordo-Quadro de Cooperação Interinstitucional e projetos de investimento entre o Município de Mbaracayú e a Administração Nacional de Navegação e Portos - ANNP
Subscreveram o documento a prefeita Mbaracayú, Lic. Nanci Algarin e o presidente da ANNP, eng. Júlio César Vera Cáceres;
Na cerimônia de assinatura do acordo Quadro de Cooperação Interinstitucional e Projetos de Investimento entre o Município de Mbaracayú e a Administração Nacional de Navegação e Portos estiveram ainda as seguintes autoridades:
Chefe de Gabinete, Dra. Laura Battilana
Advogado Gerente Geral, Anjo Colman
Gerente de Obra, Eng. Carlos Saldivar
Gerente de Operações, Abílio Domínguez
Gerente Adjunto de Operações, Lidio Mendieta
Secretária Privada, Sra. María Duarte
Representando o Porto Índio, Emilce Peña e outros assessores
Presidente do Conselho, Mateo Faría e demais consejales (vereadores):
Rosani Rohling
Heitor Possenti
Rafael da Silva
Rogério Artamann
Além da presença do Prefeito de San Alberto Carlos Ramírez e vereadores Gustavo Rojas e Norberto Gonzalez
Comentários: