O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou mais dois casos de gripe aviária, totalizando 88 ocorrências em todo Brasil. Outras sete ocorrências estão em investigação.
No Paraná, até agora, 12 casos de influenza de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) foram confirmados em aves silvestres, todos no litoral do estado.
Do total registrado no País, apenas dois casos são de criação doméstica. O restante são em pássaros que vivem livres em matas e florestas. Não há confirmação de ocorrências em aves de criação comercial, que são usadas para abate.
O que é a gripe aviária?
É uma doença viral altamente contagiosa que afeta diversas espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como gatos, cães, ratos, cavalos, suínos, assim como o homem.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a gripe aviária é uma doença de distribuição mundial, com ciclos pandêmicos ao longo dos anos e com graves consequências ao comércio internacional de produtos avícolas.
Os vírus de influenza tipo A apresentam alta capacidade de mutação e, consequentemente, de adaptação a novos hospedeiros. A adaptação dos vírus de influenza aviária ao homem já foi responsável por uma alta taxa de letalidade, e a possibilidade de transmissão desses vírus entre os seres humanos pode representar um alto risco para a população mundial.
Atualmente os principais fatores que contribuem para a transmissão da influenza aviária são: comércio internacional, aves silvestres e feiras de vendas de aves vivas.
Comentários: