Restam somente 100,6 metros para a união do vão central da Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai, mostra o boletim de maio sobre o avanço da obra. O empreendimento conecta as cidades fronteiriças de Foz do Iguaçu e Presidente Franco.
A segunda ponte internacional abrange 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura. A construção prevê investimento total de R$ 323 milhões, além de obras complementares.
Na margem brasileira do canteiro de obras, seguem sendo realizadas as pré-montagens das aduelas (unidades 6.15, 6.16, 6.17 e 6.18) e da aduela de fechamento, que fará a união do vão central da ponte. As informações são do Consórcio Ponte Brasil–Paraguai.
Em maio, “as atividades em lado brasileiro se sucederam com o posicionamento das lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 6.14 já no vão-livre da ponte, concretagem de interligação das mesmas sobre a unidade metálica”, diz o informe. Também houve o tensionamento do 14º par de estais em direção ao rio e o início da aduela 6.15 no vão central.
Lado paraguaio
Do outro lado do rio, os trabalhos estão nas pré-montagens das aduelas metálicas com as unidades 5.13, 5.14, 5.15 e 5.16. “No vão central do tabuleiro continuam sendo executadas as armaduras dos guarda-rodas e bases do futuro guarda-corpo”, retrata o boletim.
Ainda em maio, deve ocorrer o lançamento das lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 5.12, com sua concretagem. E, também, tensionamento das cordoalhas do 12º par de estais em direção ao vão central da ponte, reporta o boletim de execução da obra.
Comentários: