A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou, na manhã desta terça-feira (11), o Projeto de Lei n.º 41/2022, apresentado pela vereadora Anice Gazzaoui em março de 2022. A iniciativa autoriza o Poder Executivo a conceder, à vizinha Puerto Iguazú, o status de cidade-irmã da Terra das Cataratas.
“Fica declarada a irmanação do Município de Foz do Iguaçu, no Brasil, com o Município de Puerto Iguazú, localizado na Argentina”, diz o projeto aprovado. “O acordo de irmanação terá por finalidade promover programas mútuos de cooperação e fraternidade, através do desenvolvimento de intercâmbios cultural, social, turístico e econômico.”
Na justificativa da matéria, Anice cita que “estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de know-how (conhecimento técnico), ensino (estudantes) e políticas empresariais, entre outras atividades”.
“Sabe-se que os dois municípios possuem vínculos culturais, econômicos e sociais que são pouco aproveitados. Assim, ao aprovarmos o presente projeto, iremos abrir um leque de oportunidades que irão beneficiar ambos os municípios”, pondera a propositora.
Em agosto do ano passado, Foz do Iguaçu se tornou irmã de outra cidade argentina, Salta, conhecido destino turístico da região dos Andes. Os demais acordos de irmandade firmados pelo município são com Londrina (PR), Hernandarias (Paraguai), Jericó (Palestina/Israel), Xiamen (China), Kunming (China), Seogwipo (Coreia do Sul) e Pisa (Itália).