Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Família, Justiça e Trabalho pretende oferecer facilidades às pessoas diagnosticadas com CIPTEA - Transtorno do Espectro Autista nas áreas de saúde, educação e assistência social, entre outras.
O documento deve ser solicitado através do site do Governo do Estado e visa facilitar a identificação e oferecer prioridades no atendimento em serviços públicos e privados, em especial supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
Realidade
Atualmente em Santa Helena existem 27 pessoas diagnosticadas com a patologia e este documento pode ser muito importante para a melhoria da qualidade de vida desta classe. A informação é da secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Weber Sterchile: "Sabemos das dificuldades destas pessoas em permanecer em filas ou conviver por muito tempo com a poluição sonora do dia a dia, por isso orientamos a todos que solicitem esta carteirinha pelo site para que haja a identificação e mediante isso, sejam oferecidas as vantagens previstas em Lei," detalha.
A emissão da Carteira da Pessoa com Autismo pelo Governo do Paraná atende à lei federal nº 13.977/2020, publicada em 9 de janeiro no Diário Oficial da União.
Link: