Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Com estabilidade, contratação de temporários será menor no Paraná

A contratação de temporários neste ano reflete uma estabilidade no mercado de trabalho

Com estabilidade, contratação de temporários será menor no Paraná
Bem Paraná
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR, 20,2% das empresas paranaenses pretendem contratar funcionários temporários neste ano.

Em 2021 esse percentual foi de 37,5% e em 2020 foi de 25,5%, volumes acima da média dos anos anteriores, pois visavam suprir as demissões ocorridas durante a pandemia.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a contratação de temporários neste ano reflete uma estabilidade no mercado de trabalho, ao contrário do que ocorreu nos dois primeiros anos da pandemia, que foram marcados por grandes oscilações entre dispensas e contratações.

O número médio de temporários a serem contratados caiu 13,7% em relação ao ano passado. A maior parte dos empresários, 54,9%, pretende contratar entre duas e cinco pessoas, enquanto 31% planejam contratar apenas um novo colaborador por tempo determinado.

Apesar disso, a expectativa é boa. “Com exceção dos últimos dois anos de pandemia, 2022 é o que tem o maior percentual de contratação de temporários desde 2015, mostrando o quão aquecido está o setor de comércio e serviços para o final do ano”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn.

O setor que mais deve contratar temporários é o comércio de bens, com 27,9%, seguido pelo turismo, com 17,6%, e o de serviços, com 12,3%.

As vagas ofertadas serão, principalmente, para as ocupações de vendedor (31%), atendente geral (26,8%), auxiliar geral (14,1%), profissional especializado (14,1%) e serviços gerais (9,9%).

FONTE/CRÉDITOS: Bem Paraná

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!