A Administração Municipal de Santa Helena, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, preparou para este período, momentos que vão ajudar a refletir e conscientizar toda a população a respeito da importância de combater todo e qualquer tipo de violência contra a classe feminina.
O CREAS tem papel preponderante em todo processo, pois o Centro de Referência Especializado de Assistência Social é organismo fundamental e como o próprio nome diz, uma das referências de apoio e orientações.
O Conselho da Comunidade e Conselho de Segurança também fazem parte deste ciclo de alertas de um tema que deve ser permanente. A junção destes segmentos torna possível o fortalecimento de possíveis vítimas para que consigam sair do ciclo da violência, encontrando proteção e assistência adequadas.
Programação
Entre os dias 20 e 24, plantão para atendimento na sala do Conselho da Comunidade, no Fórum.
Dia 24, uma ação de conscientização vai acontecer na praça em frente à prefeitura com o utilização de camisetas pretas.
No dia 25 de novembro acontece na Câmara de Vereadores, o I Fórum Municipal de Violência Contra a Mulher às 8h30. Na mesma manhã daquele sábado, às 8h45 acontece um breve cerimonial, seguido de café.
Às 9h30 começam as oficinas, sendo que haverá duas delas, uma para forças de segurança, na sala de reunião do CRAS, com a mediadora Bárbara Strapasson, delegada da Polícia Civil, titular das delegacias da Mulher e NUCRIA (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes) de Cascavel.
A outra oficina é para a rede de atendimento e será no próprio auditório da Câmara, com a mediação da equipe do CREAS, abrangendo diversos temas, incluindo dados da violência contra a mulher em Santa Helena, definição e explicação das formas de violência, perfil dos autores, fatores de risco e proteção, acolhimento e registro das ocorrências.
Momento importante para reflexão
A Diretora do Departamento da Mulher e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Karine Munarini, destacou a importância da reflexão acerca deste momento que realça o combate à violência contra a mulher e comentou que este ano foi aderido na campanha o tema “Nenhuma a Menos”.