Alguns prefeitos da região Oeste do Paraná participaram, ontem (21), de uma reunião técnica on-line que teve como objetivo expor o projeto e o traçado da Nova Ferroeste aos municípios diretamente contemplados com a futura ferrovia.
Na ocasião, os técnicos informaram que Guaíra foi um dos desafios na elaboração dos estudos no Oeste paranaense. Isto porque há limitações sobre onde os trilhos poderiam passar diante da ampla área indígena no município.
Para fazer a travessia pelo Rio Paraná, já que a Nova Ferroeste terá um ramal no Mato Grosso do Sul, não será utilizada a Ponte Ayrton Senna por dificuldade em ter uma estrutura adequada. Por isso, será construída uma ponte ferroviária.
A Nova Ferroeste vai passar por Guaíra seguindo o mesmo traçado do futuro contorno rodoviário. “Vamos utilizar os dois modais juntos, porque houve limitações por conta da área indígena”, informou um dos técnicos ao expor o esboço do projeto na reunião com os prefeitos.
TRAÇADO
Ao sair de Guaíra, a Nova Ferroeste continua seu traçado por Terra Roxa, Nova Santa Rosa, Maripá, Toledo, Assis Chateaubriand e Cascavel, prosseguindo então para outras regiões do Estado até chegar ao destino final, que é Paranaguá, no Litoral do Paraná.
CORRIDA CONTRA O TEMPO
Conforme o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil), Sandro Alex, elaborar o projeto da Nova Ferroeste e colocá-la para concessão em leilão na Bolsa de Valores – o que deve ocorrer em 2022 – está sendo uma corrida contra o tempo. “Queremos colocar o Paraná nos trilhos de ponta a ponta o mais rápido possível”, frisou, durante o encontro com os prefeitos.