Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Conheça as 10 cidades mais seguras do Paraná

Um estudo realizada pelo guia imobiliário MySide analisou quais os municípios mais seguros para viver

Conheça as 10 cidades mais seguras do Paraná
casavogue
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Divulgado em agosto deste ano, um estudo realizado pelo guia imobiliário MySide elencou quais as cidades mais seguras para se comprar um imóvel e morar no estado do Paraná. Com base em dados coletados do IBGE e Ministério da Saúde, a pesquisa utilizou a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes como indicador principal para classificar as cidades. Ainda, é importante ressaltar que apenas municípios com mais de 100 mil habitantes foram analisados. Veja o ranking e conheça algumas características das 10 cidades mais seguras do Paraná:

1) Foz do Iguaçu

Com 258 mil habitantes, a cidade de Foz do Iguaçu se consagra como a mais segura do estado do Paraná. Além disso, ela abriga uma das 7 maravilhas naturais do mundo: a Cataratas do Iguaçu, que pode ser vista através de passeios de barco. Outras atrações do município incluem o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras. Para completar, a cidade ainda abriga a Yup Star Foz, considerada a 3ª maior roda gigante do Brasil, com 88 metros.

2) Maringá

Localizada no norte do estado do Paraná, Maringá ocupa o 2º lugar do ranking. Considerada uma das cidades mais arborizadas e limpas do país, o local se destaca por sua qualidade de vida. Com uma população de aproximadamente 409 mil habitantes, o município foi projetado pelo urbanista paulista Jorge de Macedo Vieira em 1943 – o profissional é adepto do conceito de "Cidade Jardim", elaborado pelo britânico Ebenezer Howard. Um dos principais pontos turísticos de Maringá é a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, segundo monumento mais alto da América do Sul e décimo do mundo, apresentando 124 metros de altura.

3) Arapongas

Em 3º lugar, temos a cidade de Arapongas, que também fica no norte do estado do Paraná. O município foi idealizado e fundado por William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná – em 1947, quando o município foi fundado, o engenheiro e político era prefeito de Londrina. A cidade possui 124 mil habitantes e tem o Museu de Arte e História de Arapongas (MAHRA) como um de seus principais pontos turísticos: localizado em um prédio histórico, o espaço conta a história de Arapongas através de fotos e documentos que fazem parte de um rico acervo histórico acessível à população.

4) Cambé

Com cerca de 107 mil habitantes, a cidade de Cambé ocupa o 4º lugar do ranking. O nome do município faz uma referência a abundância de caça da região, sendo uma palavra de origem tupi que significa “passo do veado”. O local começou a ser povoado quando Companhia de Terras Norte do Paraná adquiriu uma área de 515 mil alqueires de matas nativas com objetivo de atrair uma corrente migratória para a região. As primeiras 10 famílias que chegaram à futura cidade de Cambé, em janeiro de 1932, eram oriundas da Cidade Livre de Danzigue.

5) Colombo

Parte da Região Metropolitana de Curitiba, a cidade de Colombo é a 5ª mais segura do Paraná. O município foi povoado primeiramente por colonos italianos oriundos do município de Morretes, que acabaram se instalando na região, que hoje possui aproximadamente 256 mil habitantes. Por isso, a cidade possui uma forte herança cultural italiana, que pode ser percebida nas festas municipais e arquitetura – a Igreja Matriz é um dos exemplos. Além disso, o município, fundado em 1890, conta com belas paisagens rurais.

6) Umuarama

“Lugar alto e ensolarado, onde os amigos se encontram” é o significado do nome, de origem tupi, da 6ª cidade mais segura do Paraná: Umuarama. Com muitas praças, avenidas largas e bem sinalizadas, o município tem a agricultura, pecuária, indústria moveleira e de alimentos como principais motores de sua economia. Fundada em 1955, Umuarama possui diversas belezas naturais, como cachoeiras, bosques e lagos, que atraem visitantes de todo o estado. Além disso, a cidade, com cerca de 117 mil habitantes, possui uma réplica da Torre Eiffel, com 33 metros de altura.

7) Cascavel

Cascavel ocupa o 7º lugar da lista de cidades mais seguras do Paraná. Em 2020, o Ranking Connected Smart Cities 2020 elegeu o município como o 4º com melhor planejamento e urbanismo do Brasil. Projetada para ter grandes espaços públicos, Cascavel possui a Praça da Bíblia, a Praça do Expedicionário e a Praça do Migrante como alguns de seus pontos turísticos. Fundada em 1951, a cidade possui cerca de 348 mil habitantes.

8) Guarapuava

Considerado o município mais rico no campo do agronegócio no Paraná, Guarapuava também conquista o 8º lugar do ranking. Localizado no Terceiro Planalto Paranaense, o município é um dos mais frios do estado, com registros ocasionais de neve. A cidade também é conhecida como "Pérola do Oeste", uma alcunha criada pelo jornalista Luiz Daniel Cleve. A Lagoa das Lágrimas, a Catedral de Nossa Senhora de Belém e o Parque do Lago são alguns dos pontos turísticos de Guarapuava, que foi fundada em 1819 e possui cerca de 190 mil habitantes.

9) Londrina

Com cerca de 588 mil habitantes, Londrina é considerada a 2ª cidade mais populosa e a 8ª mais segura do Paraná. Com traçado urbanístico planejado pelo urbanista Jorge Macedo Vieira, o município foi fundado em 1934. Na época, a cidade ficou famosa pelo plantio e comercialização do café, sendo conhecida como “Capital do Café”. Mais tarde, nos anos 70, sua economia se difundiu, evoluindo para um importante centro industrial e econômico regional. O Museu Histórico de Londrina e o Museu de Arte de Londrina são alguns dos pontos turísticos da cidade.

10) Apucarana

Fundada em 1944, a cidade de Apucarana encerra a lista das mais seguras do Paraná. Assim como Londrina e Maringá, o município fazia parte da região colonizada pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). Com diversas belezas naturais, a cidade tem o Bosque Municipal e o Jardim Japonês como pontos turísticos. Além disso, Apucarana ainda conta com a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, com arquitetura barroca, e o Museu do Café, localizado junto às antigas instalações da estação ferroviária do Distrito do Pirapó.

FONTE/CRÉDITOS: casavogue
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!