Divulgado em agosto deste ano, um estudo realizado pelo guia imobiliário MySide elencou quais as cidades mais seguras para se comprar um imóvel e morar no estado do Paraná. Com base em dados coletados do IBGE e Ministério da Saúde, a pesquisa utilizou a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes como indicador principal para classificar as cidades. Ainda, é importante ressaltar que apenas municípios com mais de 100 mil habitantes foram analisados. Veja o ranking e conheça algumas características das 10 cidades mais seguras do Paraná:
1) Foz do Iguaçu
Com 258 mil habitantes, a cidade de Foz do Iguaçu se consagra como a mais segura do estado do Paraná. Além disso, ela abriga uma das 7 maravilhas naturais do mundo: a Cataratas do Iguaçu, que pode ser vista através de passeios de barco. Outras atrações do município incluem o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras. Para completar, a cidade ainda abriga a Yup Star Foz, considerada a 3ª maior roda gigante do Brasil, com 88 metros.
2) Maringá
Localizada no norte do estado do Paraná, Maringá ocupa o 2º lugar do ranking. Considerada uma das cidades mais arborizadas e limpas do país, o local se destaca por sua qualidade de vida. Com uma população de aproximadamente 409 mil habitantes, o município foi projetado pelo urbanista paulista Jorge de Macedo Vieira em 1943 – o profissional é adepto do conceito de "Cidade Jardim", elaborado pelo britânico Ebenezer Howard. Um dos principais pontos turísticos de Maringá é a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, segundo monumento mais alto da América do Sul e décimo do mundo, apresentando 124 metros de altura.
3) Arapongas
Em 3º lugar, temos a cidade de Arapongas, que também fica no norte do estado do Paraná. O município foi idealizado e fundado por William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná – em 1947, quando o município foi fundado, o engenheiro e político era prefeito de Londrina. A cidade possui 124 mil habitantes e tem o Museu de Arte e História de Arapongas (MAHRA) como um de seus principais pontos turísticos: localizado em um prédio histórico, o espaço conta a história de Arapongas através de fotos e documentos que fazem parte de um rico acervo histórico acessível à população.
4) Cambé
Com cerca de 107 mil habitantes, a cidade de Cambé ocupa o 4º lugar do ranking. O nome do município faz uma referência a abundância de caça da região, sendo uma palavra de origem tupi que significa “passo do veado”. O local começou a ser povoado quando Companhia de Terras Norte do Paraná adquiriu uma área de 515 mil alqueires de matas nativas com objetivo de atrair uma corrente migratória para a região. As primeiras 10 famílias que chegaram à futura cidade de Cambé, em janeiro de 1932, eram oriundas da Cidade Livre de Danzigue.
5) Colombo
Parte da Região Metropolitana de Curitiba, a cidade de Colombo é a 5ª mais segura do Paraná. O município foi povoado primeiramente por colonos italianos oriundos do município de Morretes, que acabaram se instalando na região, que hoje possui aproximadamente 256 mil habitantes. Por isso, a cidade possui uma forte herança cultural italiana, que pode ser percebida nas festas municipais e arquitetura – a Igreja Matriz é um dos exemplos. Além disso, o município, fundado em 1890, conta com belas paisagens rurais.
6) Umuarama
“Lugar alto e ensolarado, onde os amigos se encontram” é o significado do nome, de origem tupi, da 6ª cidade mais segura do Paraná: Umuarama. Com muitas praças, avenidas largas e bem sinalizadas, o município tem a agricultura, pecuária, indústria moveleira e de alimentos como principais motores de sua economia. Fundada em 1955, Umuarama possui diversas belezas naturais, como cachoeiras, bosques e lagos, que atraem visitantes de todo o estado. Além disso, a cidade, com cerca de 117 mil habitantes, possui uma réplica da Torre Eiffel, com 33 metros de altura.
7) Cascavel
Cascavel ocupa o 7º lugar da lista de cidades mais seguras do Paraná. Em 2020, o Ranking Connected Smart Cities 2020 elegeu o município como o 4º com melhor planejamento e urbanismo do Brasil. Projetada para ter grandes espaços públicos, Cascavel possui a Praça da Bíblia, a Praça do Expedicionário e a Praça do Migrante como alguns de seus pontos turísticos. Fundada em 1951, a cidade possui cerca de 348 mil habitantes.
8) Guarapuava
Considerado o município mais rico no campo do agronegócio no Paraná, Guarapuava também conquista o 8º lugar do ranking. Localizado no Terceiro Planalto Paranaense, o município é um dos mais frios do estado, com registros ocasionais de neve. A cidade também é conhecida como "Pérola do Oeste", uma alcunha criada pelo jornalista Luiz Daniel Cleve. A Lagoa das Lágrimas, a Catedral de Nossa Senhora de Belém e o Parque do Lago são alguns dos pontos turísticos de Guarapuava, que foi fundada em 1819 e possui cerca de 190 mil habitantes.
9) Londrina
Com cerca de 588 mil habitantes, Londrina é considerada a 2ª cidade mais populosa e a 8ª mais segura do Paraná. Com traçado urbanístico planejado pelo urbanista Jorge Macedo Vieira, o município foi fundado em 1934. Na época, a cidade ficou famosa pelo plantio e comercialização do café, sendo conhecida como “Capital do Café”. Mais tarde, nos anos 70, sua economia se difundiu, evoluindo para um importante centro industrial e econômico regional. O Museu Histórico de Londrina e o Museu de Arte de Londrina são alguns dos pontos turísticos da cidade.
10) Apucarana
Fundada em 1944, a cidade de Apucarana encerra a lista das mais seguras do Paraná. Assim como Londrina e Maringá, o município fazia parte da região colonizada pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). Com diversas belezas naturais, a cidade tem o Bosque Municipal e o Jardim Japonês como pontos turísticos. Além disso, Apucarana ainda conta com a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, com arquitetura barroca, e o Museu do Café, localizado junto às antigas instalações da estação ferroviária do Distrito do Pirapó.
Comentários: