O número de crimes contra a dignidade sexual sobe quase 21% no primeiro semestre de 2023, no Paraná. De acordo com o Relatório Estatístico Criminal, da Secretaria da Segurança Pública, de janeiro a junho deste ano foram praticados 5.916 delitos em todo o estado.
No mesmo período do ano passado foram 4.900, ou seja, um aumento de mais de mil crimes entre estupro, violação sexual mediante fraude, assédio sexual, estupro de vulnerável, entre outros.
Em Curitiba, a média fica próxima da estadual com aumento de cerca de 19% nas ocorrências contra dignidade sexual. A cidade com maior número de casos neste ano é São José dos Pinhais, na RMC, com 859 casos.
Já a cidade de Apucarana, no centro-oeste, teve queda de 7% e Rolândia, na região de Londrina, diminuiu em 5% os casos. Outro aumento registrado foi nos crimes contra a pessoa, que inclui homicídios, e crimes de ameaça que cresceram em torno de 11%.
No relatório divulgado nesta semana pelo governo do estado foram analisados 14 tipos de crimes. A maior queda foi nas ocorrências envolvendo uso e consumo de drogas, tráfico de drogas, com redução de quase 47,5% (quarenta e sete e meio) nos primeiros seis meses do ano.
A quantidade de furtos também caiu. Em todo o estado foram registradas mais de 82.600 ocorrências do crime de janeiro a junho.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 5.614 casos, ou 6,3%. Em média, são 31 furtos a menos por dia em todo o Paraná.
Comentários: