INTERNACIONAL
As comemorações após a classificação na Libertadores cessaram pelos lados do Beira-Rio. O Inter retomou os trabalhos na manhã desta quinta-feira e deu início à preparação para enfrentar o Botafogo, no sábado, pelo Brasileirão. Campanharo sofreu lesão muscular na coxa direita e para por três semanas.
Antes dos exercícios no campo, Coudet e comissão técnica apresentaram vídeos e informações sobre o líder do Campeonato Brasileiro, que não terá Tiquinho Soares. Os jogadores foram para o gramado por volta das 11h.
Bustos, Vitão, Renê, Aránguiz, Mauricio, Wanderson e Enner Valencia realizaram corridas leves. Mercado, Johnny e Alan Patrick permaneceram nas dependências do CT Parque Gigante.
Os reservas, por outro lado, treinaram normalmente, com ênfase na troca de passes. Thauan Lara, em recuperação de desconforto muscular, trabalhou separado sob comando da preparação física e fisioterapeutas.
Campanharo teve lesão confirmada e desfalcará a equipe nos próximos jogos, incluindo a ida contra o Bolivar, em La Paz, pelas quartas de final da Libertadores. Rômulo e Lucas Ramos seguem no departamento médico. Moledo, suspenso por doping, aguarda a contraprova.
Depois de 40 minutos de bola rolando, Coudet fechou o treino para dar ênfase à parte tática. Johnny e De Pena, suspensos, são desfalques para o jogo no Nilton Santos. Gabriel e Mauricio, respectivamente, são os prováveis substitutos.
Antes de viajar ao Rio de Janeiro, o Inter realiza mais um treinamento na manhã desta sexta-feira, em Porto Alegre. O duelo com o Botafogo é válido pela 19º rodada. O Colorado é 12º no campeonato, com 24 pontos.
O técnico Renato Portaluppi deve contar com mais reforços para os próximos jogos, contra Fluminense, no domingo, e Flamengo, este pela Copa do Brasil. Rodrigo Ely e João Pedro Galvão devem ser as novidades do Grêmio no fim de semana. Besozzi e Caíque já foram relacionados no último fim de semana, enquanto Luan ainda deve levar mais um tempo.
Rodrigo Ely e João Pedro tiveram um planejamento à parte. Os dois chegaram após participar da pré-temporada em seus clubes, mas voltam ao Brasil depois de um longo tempo na Europa e de estilos de jogo diferentes.
O zagueiro chegou no Tricolor após uma passagem de destaque pelo futebol espanhol. No Almería, em pouco mais de um ano, fez 48 jogos e antes disso já havia atuado por cinco temporadas no Alavés. Participou inclusive de jogos-treino durante o último mês.
O atacante também estava em preparação de pré-temporada no Fenerbahçe e precisou passar pelo mesmo processo de Ely. A diferença é que são filosofias diferentes. Ficou um ano no futebol turco e antes disso jogou oito temporadas no Cagliari, da Itália, onde foi ídolo.
Os dois chegaram quase juntos em Porto Alegre. Na primeira semana, a preparação física focou em trabalhos de força e velocidade, focado na adaptação ao estilo de trabalho da comissão técnica gremista.
Nesta semana, os dois foram totalmente integrados aos trabalhos com bola junto ao elenco. Ely e João Pedro participaram de coletivos, estão à disposição de Renato e podem ser relacionados para duelo contra o Fluminense, a depender da conversa que tiverem com o treinador. A tendência é que fiquem entre as opções.
Lucas Besozzi e Caíque já foram relacionados e viajaram no fim de semana para a derrota contra o Vasco no Rio de Janeiro. O argentino estreou no segundo tempo no lugar de Ferreira. O goleiro ficou na reserva de Gabriel Grando.
Para estes dois foi mais fácil a adaptação. Ambos estavam atuando por seus clubes e com ritmo de jogo. No caso de Besozzi, vem de um estilo de preparação parecido com o do Brasil. Por isso se integrou ao grupo rapidamente e já foi chamado por Renato.
Luan é uma exceção entre os reforços. Sem atuar em uma partida oficial desde novembro do ano passado, o meia-atacante ainda passa por trabalhos especiais, treinando em dois turnos, com foco em adquirir ritmo de jogo.
A boa notícia é que o camisa 7 tem dado boas respostas nos treinos e vem recebendo elogios da comissão. O planejamento prevê que o jogador esteja apto a fazer a estreia contra o Cruzeiro, dia 27 de agosto. Mas Luan é avaliado diariamente e se continuar apresentando bons números pode até mesmo antecipar sua reestreia.
O Grêmio recebe o Fluminense, na Arena, no próximo domingo, dia 13. As equipes se enfrentam pela 19ª rodada do Brasileirão, a partir das 16h. O Tricolor é sexto colocado, com 30 pontos.