Por volta das 17h desta segunda-feira (20), durante uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Santa Helena, funcionários públicos da área da saúde, levaram cartazes protestando contra o corte das horas extras e outros benefícios.
A data escolhida para a manifestação foi dia 20 de setembro, dia do servidor público municipal. Para os servidores, dia de defesa da valorização e respeito aos servidores municipais.
A manifestação foi silenciosa. Apenas cartazes foram levados e colados na casa de leis. “Gratidão e aplausos não pagam nossos boletos” foi um deles, empunhados por uma servidora usando nariz de palhaço.
O que diz a Câmara de Vereadores
A presidente da casa de leis, Fabricia Bedendo, explicou que a Câmara recebeu um Projeto de Lei para regulamentar o pagamento de horas extras dos servidores, uma vez que o artigo 69 do estatuto do servidor previa a realização de até duas horas extras por dia e algumas atividades não podem ser interrompidas ao final deste período.
Em conversa com o sindicato dos servidores, ficou definido que haverá limitação na quantidade de horas extras a sessenta horas mensais, independente de quantas horas sejam feitas por dia.
Caso o servidor ultrapasse este limite, será utilizado banco de horas para descontar o excedente.