Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Dicas para dar aulas de direção com o próprio carro

As seguintes dicas são especialmente para eles, pais, tios, amigos, para que possam ter calma na hora de ensinar

Dicas para dar aulas de direção com o próprio carro
Divulgação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Conseguir ter a carteira de motorista para finalmente poder dirigir é o que todo adolescente almeja. E não só o adolescente, mas muitas pessoas que por um motivo ou outro, ainda não conseguiram fazer realidade o sonho de ter um carro. Mas para poder ganhar essa independência tão desejada, hoje é possível adquirir um carro como o Fiat Mobi, por exemplo, com um preço acessível, conforto e segurança.

Ter a possibilidade de não depender de ninguém para ir para o trabalho, para a faculdade ou simplesmente para fazer uma viagem que permita um dia de relax longe da cidade é maravilhoso. Ganhar essa independência dirigindo um carro econômico e acessível como o Fiat Mobi é possível, sim! Mas logicamente é necessário aprender a dirigir. E para isso, se não for em uma autoescola, nada melhor do que os pais, tios ou bons amigos para ter paciência e dar as lições!

Por esse motivo, as seguintes dicas são especialmente para eles, pais, tios, amigos, para que possam ter calma na hora de ensinar, tranquilidade quando o aluno sentar ao volante e muita paciência diante dos erros que, com certeza, ele terá ao início dos ensinamentos. Para você, que já dirige há um bom tempo, pode ser fácil, simples! Mas para um principiante tudo é novo, e a ansiedade para conseguir finalmente a carteira de motorista é enorme.

Se você for pai ou mãe querendo dar um carro de presente para o filho/a, uma das melhores opções por causa do preço é Fiat Mobi, um carro dos mais acessíveis para encontrar no mercado automotivo. Com ele você poderá ensinar e o filho ou filha poderá depois dirigir com tranquilidade.

No início, é recomendável mostrar para o seu aluno cada detalhe do veículo Mobi, explicando para que serve cada parte e como funciona. Mostre como acionar cada um dos botões existentes no carro (janelas, ar condicionado, travas, abertura do capô e do porta-malas, etc.). Desse jeito, o aluno começará a se sentir mais confiante.

Depois, é o momento de ensinar a ligar o motor e dar a partida. O jogo dos pés nos pedais é fundamental. Ele deve saber que o pedal da esquerda é a embreagem, o do meio é o freio e o da direita é o acelerador. Saber quando pressionar a embreagem e quando o acelerador para poder mudar de marcha é a chave para poder continuar com aulas!

Ensinando os diversos tipos de direção

  1. Vá com o seu aluno para um estacionamento ou num local bem espaçoso e sem movimento, para que ele possa praticar a direção em círculo. Ele deve girar o volante e sentir a reação do carro. Pode parecer simples para quem dirige há muito tempo, mas para um principiante, dirigir em círculos pode ser assustador no início. Por isso, praticar essa manobra em um lugar vazio tirará o estresse do aluno.
  2. Na medida que o seu aluno for avançando na confiança e segurança ao volante, vá para ruas com um pouco mais de trânsito. Essa experiência deve começar em ruas pouco movimentadas para que o principiante possa se familiarizar com a direção do carro. Aos poucos, devem ir para ruas mais movimentadas até conseguir leva-lo para avenidas e, finalmente, uma autoestrada. Desse modo, o aluno poderá dirigir com maior velocidade.
  3. Virar para a esquerda com o trânsito vindo na direção contrária pode ser perigoso se não for feito corretamente. Por esse motivo, ensine ao seu aluno a ligar a luz de direção e esperar até o sinal permitir a manobra ou que a avenida esteja livre.
  4. Ensine ao principiante a mudar de faixa em uma autoestrada. Para isso, ele deverá ligar a luz de direção e só quando a faixa estiver livre, ele poderá fazer a mudança. Depois de ter entrado nessa faixa, ele deverá desligar a luz direcional. O mesmo uso dessa luz deverá acontecer quando o principiante queira fazer uma ultrapassagem. Não se esqueça de explicar isso e praticá-lo!
  5. Em uma rua vazia, utilize dois cones para ensinar ao aluno a estacionar em paralelo. Depois de lhe ensinar os detalhes para estacionar corretamente, deixe que ele pratica as vezes que forem necessárias para ele aprender e se sentir à vontade fazendo as manobras corretas para estacionar.
FONTE/CRÉDITOS: Correio do Lago
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!