O coordenador do grupo de esportes do governo de transição, Edinho Silva, disse que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o compromisso de recriar o Ministério dos Esportes. A área é atendida atualmente pela Secretaria Especial do Esporte, vinculada ao Ministério da Cidadania.
Segundo o prefeito de Araraquara (SP), o Ministério dos Esportes deixará de ser criado somente se houver impasses orçamentários. Ainda não há nomes definidos para a área, disse Edinho.
“A prioridade desse momento será o diagnóstico, nós apresentarmos ao presidente Lula uma radiografia efetiva do que está acontecendo com o esporte no Brasil hoje. E, claro, a partir daí, ele deve organizar as primeiras ações, inclusive, a escolha do nome titular da pasta”, disse ao jornal O Globo, em entrevista publicada nesta 2ª feira (21.nov.2022).
Lula deve começar a montar seus ministérios nesta semana. O presidente eleito iria para Brasília na 3ª feira (22.nov) para reuniões com a equipe de transição. No entanto, depois de um procedimento médico na laringe, o petista deverá chegar à capital federal na quarta-feira (21.nov.2022).
Lula deve começar a montar seus ministérios nesta semana. O presidente eleito iria para Brasília na 3ª feira (22.nov) para reuniões com a equipe de transição. No entanto, depois de um procedimento médico na laringe, o petista deverá chegar à capital federal na 4ª feira (23.nov).
O coordenador do grupo de esportes afirmou que está prevista para 3ª feira (22.nov) uma reunião para sintetizar as informações recolhidas durante a fase inicial da transição do governo para “começar a desenhar o diagnóstico” da área. O relatório final deve ficar pronto só em dezembro.
De acordo com Edinho, o grupo de esportes do governo de transição ainda não se reuniu com os representantes da área do atual governo, mas que um encontro entre as partes deve ser solicitado em breve. “Eu não vejo nenhum problema, não creio que vai haver problema, por exemplo, de acesso às informações, não acredito nisso”, completou.