Um serviço especial, realizado por pessoas especiais, dedicadas e com resultados positivos. Assim pode ser considerada a jornada que completa cinco anos nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, em Santa Helena.
O Serviço Família Acolhedora é uma das modalidades de serviço de acolhimento, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, como prioritária em relação ao acolhimento institucional.
O acolhimento familiar é uma medida protetiva, a qual possibilita à criança e ao adolescente afastado de sua família de origem ser colocado sob a guarda de uma outra família sendo, sempre excepcional e provisória.
Este trabalho possibilita e estimula a construção de vínculos afetivos individualizados e um atendimento personalizado, garantindo o desenvolvimento integral da criança e do adolescente num período de transição, até que haja o retorno para a família ou o encaminhamento para adoção.
Histórico de resultados
Desde o ano de 2019, quando foi implantado em Santa Helena pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Serviço Família Acolhedora já atendeu mais de 60 crianças ou adolescentes.
Cada ente envolvido percebe todo este trabalho, pois além da Administração Municipal através da Secretaria de Assistência Social, há o olhar do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Tutelar, CMDCA e das próprias famílias acolhedoras.
O juiz de direito da Comarca de Santa Helena, Jorge Anastácio Kotzias Neto, a gerente de Unidade da Central de Acolhimento Institucional e Familiar, Lidiane Cerilo Rosa Schimitz, Luciana Barbosa Silva Brandt, integrante de família acolhedora se manifestaram a respeito deste trabalho fantástico que completa cinco anos.
Comentários: