Aconteceu na tarde desta quinta-feira (13) na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Helena, uma reunião envolvendo professores, lideranças escolares, policiais militares e comunidade em geral.
Na ocasião a Polícia Militar repassou orientações, explicações e protocolos que visam melhorar e aumentar a segurança nas instituições de ensino do município, tendo em vista diversos fatos violentos que vem acontecendo em várias cidades do país.
Informações de como agir diante de uma ocorrência de atendado e também orientações de como organizar e garantir que nessas situações, tanto alunos quanto professores, consigam desempenhar ações que aumentem as chances de evitar tragédias e/ou minimizar danos foram repassadas aos presentes. Durante a reunião também foi aberto um espaço para perguntas e debates.
Todas as informações e orientações explanadas durante a reunião serão repassadas as instituições de ensino do município.
ESTRUTURAÇÃO ESTRATÉGICA
Na última segunda-feira (10), a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação se reuniu com um grupo de representantes da sociedade civil, poder público e autoridades policiais, para definir estratégias que proporcionem mais segurança nas instituições de ensino do município.
Na oportunidade foram discutidas ações imediatas que podem ser implementadas, além de políticas de longo prazo relacionadas ao tema.
Um grupo de estudos com a participação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), especialistas da área, representantes do Ministério Público e do judiciário será criado para contribuir com o planejamento de ações de prevenção e segurança nas escolas.
Durante a reunião, algumas sugestões foram elencadas, além da apresentação dos dados relacionados ao sistema educacional.
Também foi destacada a importância da estruturação física das instituições de ensino, com a implementação de controles de entrada e qualificação profissional para garantir a segurança dos estudantes e dos profissionais envolvidos.