A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social concluiu a primeira grande etapa do Programa Energia Sustentável.
O total de famílias beneficiadas que receberam o empenho na manhã desta quarta-feira (6) foi de 265, que somadas às 1.458 anteriores, perfaz um número de 1.723 beneficiados. Novas inscrições para aproximadamente outras mil residências, deverão ocorrer a partir do começo de abril, após a publicação de novo edital do Programa.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade, o vice-prefeito, Dinho Maraskim, a secretária de Assistência Social, Shirla Patrícia Weber, presidente da Câmara, Paulo Vasatta, vereador em exercício, Romaldo Silva da Luz, O Ronaldo do Mercado e a presidente do Conselho de Habitação, Vani Piva.
O projeto tem por objetivo fomentar a produção de energia renovável fotovoltaica melhorando as condições socioeconômicas e de bem-estar do cidadão santa-helenense, além de gerar energia limpa, renovável e sustentável.
O processo de avaliação ocorreu de forma transparente e foi um trabalho árduo realizado pela Comissão Especial de Apoio ao Programa Energia Sustentável de Santa Helena.
A secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Weber fez todas as explanações necessárias sobre as regras a partir do recebimento dos empenhos, enquanto Evandro Grade, prefeito de Santa Helena mostrou a satisfação da Administração Municipal com o Programa que se soma às conquistas em outros setores e que movimentam muito a economia local.
Segundo Zado, a população local tem por parte da gestão, o suporte ao crescimento econômico de Santa Helena, que se desenvolveu muito nos últimos tempos, citando exemplo que em 2021 eram 1.808 empresas registradas no município e hoje, são 2.665, 857 empresas a mais em três anos. Em decorrência deste crescimento, disse Zado, 900 empregos a mais com carteira assinada.
Numa menção ao setor rural, lembrou a posição de número cinco no Paraná, entre os municípios com o maior VBP, Valor Bruto da Produção Agropecuária, o PIB do agronegócio.
As famílias beneficiadas pelo programa Energia Sustentável têm agora o prazo de 60 dias para efetuar a instalação do sistema de energia solar em suas residências. A prefeitura de Santa Helena prestará todo o suporte necessário durante o processo de instalação.
Comentários: