Nesta terça-feira (12), foi realizado encontro de alinhamento pelo Convênio Linha Ecológica: Educação, Cultura e Sustentabilidade, firmado entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A dinâmica reuniu aproximadamente 220 gestores municipais de educação ambiental e cultura, com o objetivo de discutir e alinhar as próximas atividades previstas no plano de trabalho do convênio.
Diversos temas foram abordados durante a reunião, segundo o gestor do Convênio Linha Ecológica pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, caso das oficinas de segurança hídrica e educação ambiental e estratégias para promover a conscientização e a preservação dos recursos hídricos. Além disso, foram apresentadas as temáticas de propostas e oficinas credenciadas dentro de edital de chamamento público para fortalecer as iniciativas locais de educação ambiental, conforme a gestora do convênio pela Itaipu Binacional, Emanuela Santos. Também visa-se fomentar a cultura regional através da contratação de artistas. “A iniciativa visa promover a valorização da cultura local e estimular a produção artística na região”, ressalta Schneider.
Durante a reunião, também foi apresentada e discutida a construção e validação do Dia Mundial da Água, uma ação integrada que será realizada em parceria com a rede formal de ensino. Essa iniciativa tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e promover ações educativas relacionadas ao tema, conforme Emanuela Santos.
Conforme os gestores, este tipo de ação é importante para apresentar, consolidar e validar diversas iniciativas no segmento de educação ambiental e cultura para o território do oeste do Estado do Paraná. A reunião foi um marco para o fortalecimento das iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente e promoção da cultura regional.
Comentários: