O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira o novo Hospital Regional de Toledo, na região Oeste do Paraná. A construção da estrutura recebeu 40 milhões de reais de investimentos do Governo do Estado, governo federal e da prefeitura e passa a ser uma unidade de referência para cerca de 400 mil moradores, fortalecendo a rede hospitalar da macrorregião Oeste de saúde. Os principais investimentos do Estado, que somaram 13 milhões, foram para a aquisição de mobiliários e equipamentos e para a instalação da estrutura de climatização do hospital. Segundo o governador Ratinho Junior, a entrega reforça a estratégia de descentralização da saúde no Paraná.
De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, a nova unidade hospitalar vai ter como foco o atendimento de procedimentos cirúrgicos eletivos de toda a região.
O Hospital Regional de Toledo vai atuar, prioritariamente, no atendimento cirúrgico das áreas de ortopedia, ginecologia, urologia, cirurgia geral e cirurgia vascular. A equipe do hospital prestará atendimento à população dos 18 municípios abrangidos pela 20ª Regional de Saúde. A gestão da estrutura será feita pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde, vencedor do processo licitatório coordenado pela Prefeitura de Toledo, mediante contrato de concessão onerosa. Cabe ao Instituto a responsabilidade pela contratação de toda a equipe envolvida nas operações, que pode chegar a 800 colaboradores diretos e indiretos, explica o diretor-técnico do hospital, Gustavo Elias