O governador Ratinho Júnior (PSD) encaminhou hoje à Assembleia Legislativa projeto que prevê mudanças nas regras para a escolha de diretores de escolas públicas do Paraná. Pela proposta, os candidatos ao cargo terão que passar por cursos, além de serem submetidos a uma prova antes de poderem concorrer às eleições nas escolas.
Na justificativa do projeto, o governo alega que ele pretende “estabelecer requisitos e procedimentos mais elaborados que os atuais para a seleção e designação de diretores das instituições de ensino da rode de educação básica a fim de aprimorar o método do escolha daqueles que desempenharão importante função na construção de uma educação de qualidade”.
O governo argumenta ainda que a proposta “tem como objetivo, por meio de processos de credenciamento e seleção, aliados à consulta à comunidade escolar, aperfeiçoar a gestão educacional e funcional das instituições de ensino da rede pública, gerando, consequentemente maior comprometimento e eficiência à formação e aprendizagem dos alunos”. De acordo com o Executivo, a iniciativa não vai gerar aumento de gastos.
Comentários: