O Grêmio acertou a rescisão do vínculo com Lucas Silva e liberou o jogador para assinar em definitivo com o Cruzeiro. O volante já havia encaminhado um acerto com o clube mineiro, mas faltava chegar a um acordo para a liberação junto ao Tricolor. Os termos ainda são mantidos em sigilo, mas o jogador abriu mão de parte do contrato.
O jogador chegou em Porto Alegre no início de 2020 e tinha contrato com o Tricolor até final deste ano. Liberado pelo Tricolor, Lucas Silva chegou a Belo Horizonte no início da noite desta terça-feira e nesta quarta realizará exames médicos na Toca da Raposa antes de ser anunciado.
A partir de quinta-feira, Lucas pode ser integrado ao elenco de Pepa, a depender das avaliações do departamento de futebol. No entanto, só poderá ser registrado no Boletim Informativo Diário (BID) a partir do dia 3 de julho, quando abre a janela de transferências. Depois disso estará apto para fazer a reestreia.
Lucas tem quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro, portanto pode defender outra equipe na competição. Nos últimos dois compromissos do Grêmio, não foi sequer relacionado pelo técnico Renato Portalppi.
Essa será a terceira passagem do volante pelo Cruzeiro. Revelado pelo Cabuloso, esteve no Real Madrid e no Olympique de Marselha, de onde retornou para a Toca da Raposa em 2017.
Pelo Grêmio, foram 150 partidas em três temporadas e meia. Durante a maior parte deste ano o volante ocupou o banco de reservas. Nas primeiras rodadas do Brasileirão teve uma sequência como titular por conta das lesões de Carballo e Villasanti. Seu último jogo pelo Tricolor foi na vitória contra o Athletico-PR, quando entrou no segundo tempo.