Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Grêmio avança como 2º na Libertadores; Inter se classifica na Sul-Americana

Confira as principais informações de Grêmio e Internacional nesta segunda-feira (10)

Grêmio avança como 2º na Libertadores; Inter se classifica na Sul-Americana
Ricardo Duarte/Inter
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

GRÊMIO

O Grêmio perdeu a chance de ser líder do Grupo C e enfrentará o Fluminense nas oitavas de final da Libertadores. O time gaúcho empatou por 1 a 1 com Estudiantes, na noite deste sábado, diante de 32,5 mil torcedores no Couto Pereira, em Curitiba, no último jogo da fase de grupos. Cristaldo, após assistência de Diego Costa, abriu o placar no início do segundo tempo. A lesão do centroavante minutos depois brecou o ímpeto do time. Mesmo eliminado, os argentinos fizeram um jogo de entrega e foram recompensados com o gol de empate anotado por Méndez, aos 37, após cobrança de escanteio.

Com o empate, o Grêmio avança em segundo no Grupo C e enfrentará o Fluminense nas oitavas de final. A decisão do confronto de mata-mata será no Rio de Janeiro. O The Strongest avança na liderança e enfrentará o Peñarol, com decisão na Bolívia. O Huachipato vai para os playoffs da Sul-Americana . O Estudiantes acaba na lanterna.

Mesmo longe de Porto Alegre, o Grêmio contou com o apoio de 32,5 mil torcedores no Couto Pereira, em Curitiba, e quebrou o recorde de público no estádio em 2024. O maior registro na temporada até então havia sido na vitória do Paraná sobre o Apucarana, dia 11 de maio, quando 23.715 pessoas estiveram presentes. Na retomada do Tricolor quase havia superado o número. A partida contra o The Strongest contou com 23.004 torcedores.

Cristaldo marcou pela primeira vez na Libertadores em 2024 e chegou a nove gols na temporada. O argentino reforçou o protagonismo que tem para o time. É o artilheiro isolado do Grêmio no ano.

Diego Costa, que deu assistência para o gol do argentino, vira preocupação. O centroavante deixou o gramado aos sete minutos do segundo tempo com suspeita de lesão muscular no adutor da coxa.

O cenário do jogo foi diferente do que se imaginava. Mesmo eliminado, o Estudiantes marcou forte, entrou firme nas divididas e saiu para o jogo. O Grêmio encontrou dificuldades nos primeiros minutos e viu o time argentino reclamar de um pênalti em Correa aos seis. Piatti, aos 11, finalizou de dentro da área por cima da meta de Marchesín. O Tricolor melhorou levemente e criou a melhor chance aos 19, com belo passe de letra de Diego Costa entre as pernas do zagueiro. Dodi saiu de frente para o gol, mas foi abafado por Mansilla. O jogo foi parelho e truncado da metade do primeiro tempo para o fim. O time argentino assustou em uma situação de bola parada aos 39, com Romero.

Grêmio voltou do intervalo com apetite e abriu o placar logo aos dois minutos com Cristaldo, após assistência de Diego Costa. O ímpeto da equipe foi interrompido com a lesão do centroavante aos sete minutos. O Estudiantes reequilibrou as ações e se soltou em campo. Cetré finalizou com perigo à direita de Marchesín aos 14. O Tricolor se acomodou e deixou de levar perigo à meta adversária. As trocas de Renato tiveram pouco efeito. O time argentino cresceu, acertou a trave aos 34 e empatou aos 37 em lance de bola parada. Sosa bateu corner, Méndez ganhou da marcação e cabeceou para o gol. O time gaúcho não teve forças para pressionar nos minutos finais.

Oitavas da Libertadores para o Grêmio somente em meados de agosto. A partir de agora, é foco no Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será na quinta-feira, às 20h, contra o Flamengo, no Maracanã, pela 8ª rodada. O Estudiantes volta a atuar no mesmo dia, diante do Sarmiento, pelo Campeonato Argentino.

 

INTERNACIONAL

Foi difícil, mais do que deveria, mas o Inter está nos playoffs da Copa Sul-Americana. Na noite deste sábado, o time superou o Delfín por 1 a 0 e garantiu a classificação no Alfredo Jaconi, no jogo que marcou o retorno do time ao Rio Grande do Sul. Após empilhar chances no primeiro tempo e falhar, construiu o placar na etapa final. O gol da partida saiu com Lucas Alario, ao completar o cabeceio de Vitão aos 22 minutos do segundo tempo. Os gaúchos agora enfrentarão o Rosario Central, ainda sem data definida.

A etapa inicial parecia um treino de ataque x defesa. Com menos de um minuto, Heras já tinha salvado o Delfín na finalização dentro da área de Alan Patrick. O Inter não deixava os visitantes saírem de trás, recuperavam a bola e arriscavam, mas pecavam na pontaria. Aos 17, Fernando quase fez uma pintura de calcanhar, mas o goleiro equatoriano brilhou novamente. A primeira oportunidade do Delfín ocorreu apenas aos 27, quando Vitão perdeu a bola no ataque, os visitantes saíram em velocidade, Messiniti driblou Fabrício e chutou, mas Bruno Henrique tirou. O Inter diminuiu o ritmo, mas seguiu em cima e sem aproveitar. O VAR entrou em cena uma entrada em Bruno Henrique na área, que estava impedido. O árbitro foi ao vídeo e confirmou a posição irregular do volante. Antes do intervalo, Goitea tirou uma bola quase em cima da linha de Alario.

O Inter voltou do intervalo e permaneceu no campo de ataque. Trocava passes e tentava encontrar espaço para entrar na área do Delfín. A blitz não ocorria e time pouco incomodava Heras. Os equatorianos gastavam o tempo e Coudet colocava o time para frente. Aos 22, o alívio. Alan Patrick cobrou escanteio na cabeça de Vitão que ajeitou para Alario. O centroavante estufou as redes. Quinze minutos depois, o Delfín, enfim, arriscou. Alman chutou de dentro da área, mas Fabrício brilhou para manter a vantagem. No fim, aos 44, Alan Patrick teve a chance de ampliar, mas chutou em cima de Heras. Não precisou. O Colorado está na repescagem.

Aos 45 do primeiro tempo, Bruno Henrique recebeu na área de Alan Patrick e foi derrubado. Ocorre que o volante estava impedido. Ainda assim, o árbitro acabou chamado ao VAR para rever o lance e dar a infração do colorado.

Com o resultado, o Inter terminou em segundo no Grupo C com 11 pontos. O Delfín terminou em terceiro com oito.

O Inter está classificado ao playoff da Sul-Americana. O time enfrentará o Rosario Central. A partida ainda não tem data definida, mas ocorrerá na semana de 17 de julho.

Antes, os gaúchos voltarão a concentrar forças no Brasileirão. Na quinta-feira, o Colorado encara o São Paulo. O confronto será disputado às 20h no Heriberto Hülse, em Criciúma.

FONTE/CRÉDITOS: ge

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!