GRÊMIO
Atlético-GO e Grêmio se enfrentaram nesta quarta-feira e empataram por 1 a 1, no Antônio Accioly, em Goiânia, em jogo da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Luiz Felipe abriu o placar para o Dragão já no segundo tempo, mas Reinaldo empatou para o Tricolor pouco tempo depois. O resultado encerra uma sequência de seis derrotas seguidas do Grêmio na Série A, mas não melhora a situação do time gaúcho na tabela. O Atlético-GO, por sua vez, segue sem vencer em casa neste Brasileirão.
Com o empate, o Atlético-GO chega aos 10 pontos e se mantém à beira da zona de rebaixamento, na 16ª posição. O time goiano pode ser ultrapassado pelo Vitória e entrar no Z-4 no complemento da rodada. Já o Grêmio segue na penúltima colocação, agora com sete pontos, e pode cair para a lanterna depois da partida do Fluminense nesta quinta-feira. Veja a tabela e a classificação.
Próximos jogos
Os dois times voltam a jogar domingo. O Atlético-GO visita o Atlético-MG, em Belo Horizonte, enquanto o Grêmio voltará a jogar no Rio Grande do Sul. O Tricolor receberá o Grêmio, em Caxias do Sul.
O Atlético-GO foi melhor e contou com atuação inspirada de Emiliano Rodríguez no primeiro tempo. Antes de o jovem atacante uruguaio, de 20 anos, começar a aparecer, o Dragão teve boa chance logo aos dois minutos com Baralhas, que recebeu ótimo passe de Shaylon, tocou na saída de Marchesín e tirou tinta da trave. Aos nove, Emiliano Rodríguez deu belo passe de peito para Shaylon, que também finalizou com perigo. Aos 19, Emiliano quase fez um gol de placa. Ele recebeu cruzamento, dominou no peito e girou finalizando sem deixar a bola cair. Ela passou perto da trave. O atacante do Atlético-GO ainda exigiu boa defesa de Marchesín logo depois. No Grêmio, o técnico Renato Gaúcho se viu obrigado a fazer duas alterações logo aos 30 minutos com objetivo de melhorar a atuação do Tricolor. Gustavo Nunes e Nathan Fernandes entraram nos lugares de Pavón e Everton Galdino, mas as alterações não mudaram muito o panorama do jogo. Nos acréscimos, Dodi ainda fez corte providencial em finalização de Luiz Fernando dentro da área do Grêmio.
O segundo tempo foi mais equilibrado e de menos oportunidades. O Grêmio melhorou em relação à etapa inicial e quase abriu o placar em duas finalizações de Cristaldo e ótimas defesas de Ronaldo. Na primeira delas, o meia bateu forte da entrada da área, e o goleiro do Dragão saltou no canto direito para evitar o gol. Na segunda, Cristaldo recebeu passe após ótima jogada de João Pedro, finalizou no cantinho e viu Ronaldo se esticar todo para defender. Curiosamente, o gol do Atlético-GO saiu num momento em que o time atuava de forma discreta. Aos 26 minutos, Shaylon cobrou falta, Adriano Martins desviou para o meio da área e o outro zagueiro, Luiz Felipe, marcou de peito após leve desvio em Kannemman: 1 a 0 Dragão. O Tricolor reagiu e empatou 10 minutos depois. Após cobrança curta de escanteio, Reinaldo recebeu na quina da área e soltou uma bomba. A bola desviou em Derek e tirou as chances de defesa de Ronaldo: 1 a 1. O Grêmio foi melhor após o empate, mas não conseguiu marcar o gol da virada.
INTERNACIONAL
O Atlético-MG lutou até o fim e foi coroado com a vitória por 2 a 1 sobre o Inter na noite desta quarta-feira no Heriberto Hülse, em Criciúma. Os gols saíram no tempo. Cadu abriu o placar aos oito, ao cabecear o escanteio cobrado por Scarpa, que ainda pegou em Igor Rabello antes de morrer no fundo das redes. Os gaúchos deixaram tudo igual com Alan Patrick, que errou o pênalti, mas pegou o rebote e guardou aos 21. O lance, aliás, marcado após Luiz Flávio de Oliveira consultar o vídeo e revisar a marcação, pois não tinha dado a infração de Igor Rabello em Wesley. O Galo tentaria a vitória com Hulk no fim, mas o atacante perdeu duas chances, e o chute de Paulinho, que Fabrício operou um milagre. A coroação veio aos 51, quando Hulk fez bela jogada, a defesa do Inter não tirou e Rômulo garantiu o resultado aos visitantes.
1º tempo
O jogo começou estudado, de marcação e poucos espaços. A primeira oportunidade apareceu em uma falta cobrada por Hulk, que desviou e saiu aos 24. Seis minutos depois, Wesley entortou Igor Rabello e cruzou para Alan Patrick, que chutou fraco e Matheus Mendes segurou. O Galo não se assustou e, no lance seguinte, Battaglia obrigou Fabrício a fazer bela defesa. Aos 37, o Inter quase abriu. Alan Patrick puxou o contra-ataque e tocou para Bruno Henrique que, dentro da área, arriscou, mas Matheus Mendes evitou. Os gaúchos seguiram em cima e, por pouco, não ganharam um gol contra. Scarpa cortou o avanço de Wesley, mas mandou para trás. O goleiro do Galo, atento, deu um tapa e cedeu escanteio.
2º tempo
O Galo voltou do intervalo e não demorou a marcar. Aos oito, Scarpa cobrou escanteio. Cadu subiu mais que Rômulo e cabeceou. A bola pegou em Igor Rabello e morreu no fundo da rede. O Inter tentou responder três minutos depois. Alan Patrick acionou Wesley, que cruzou rasteiro. Não tinha ninguém para completar e Matheus Mendes segurou. Aos 17, Wesley tentou driblar Igor Rabello na área, mas acabou derrubado. Luiz Flávio de Oliveira entendeu o lance como normal, mas foi orientado a rever o vídeo e marcou o pênalti. Alan Patrick bateu, Matheus Mendes defendeu, mas o capitão colorado pegou o rebote e deixou tudo igual. Aos 37, Hulk recebeu na área, mas, pressionado por Alario, chutou para fora. O astro do Galo ainda perdeu outra oportunidade, após passar por Aránguiz e Robert Renan. Nos acréscimos, Alan Patrick teve a chance ao pegar um rebote, mas Igor Rabello afastou. Fabrício fez bela defesa na finalização de Paulinho, mas o Atlético-MG seria coroado pela entrega aos 51. Hulk fez grande jogada e cruzou. Hugo Mallo e Renê não cortaram e Rômulo apareceu por trás para marcar.
VAR salva arbitragem
Wesley foi derrubado por Igor Rabello na área, mas Luiz Flávio de Oliveira não deu pênalti. Precisou ser avisado pelo VAR e, após consultar o vídeo, corrigiu a marcação.
Como fica?
Com o resultado, o Inter soma 17 pontos e está em oitavo lugar no Brasileirão. O Atlético-MG tem a mesma pontuação e vem logo atrás, em nono, pelo número de vitórias (5 a 4).
Agenda
Na próxima rodada, o Colorado enfrenta o Criciúma. A partida será disputada no domingo, às 18h30, no Heriberto Hülse, em Criciúma. O Galo também entra em campo domingo, mas às 11h, quando recebe o Atlético-GO na Arena MRV.