GRÊMIO
O Grêmio corre contra o tempo para inscrever o centroavante Braithwaite a tempo de atuar contra o Corinthians, no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil, mas a chance é pequena de ter o jogador à disposição. O processo burocrático para retirada de visto de trabalho é mais demorado em relação aos outros reforços contratados recentemente.
A nacionalidade europeia deixa o procedimento de regularização para o trabalho no país mais arrastado. O uruguaio Arezo, o colombiano Monsalve e o chileno Aravena já estão regularizados. O Mercosul e as relações institucionais com países associados ajudam neste ponto.
A situação é comparada ao que feito para a inscrição de Elkeson, que voltou ao Brasil depois de ter se naturalizado chinês. Só depois o dinamarquês será regularizado no Boletim Informativo Diário da CBF.
Para ter o centroavante nas oitavas da Copa do Brasil, ele precisaria estar no no BID até às 19h desta terça-feira. A chance de isso ocorrer é pequena. A ideia era contar com Braithwaite pelo menos para o duelo de volta, já que o jogador não pode entrar no meio da disputa das oitavas.
É bom destacar também que o atacante gremista ainda não trabalhou com o grupo de atletas. O jogador tem realizado trabalhos no CT Luiz Carvalho enquanto a delegação enfrenta uma maratona de jogos longe de Porto Alegre.
As avaliações são positivas das condições físicas do centroavante que estava no Espanyol. Os níveis estão próximos aos do elenco pelo trabalho que Braithwaite fez nas férias. Faltaria apenas o técnico Renato Portaluppi observá-lo em treinos coletivos para integrá-lo mais ao grupo.
Dos jogadores contratados nesta janela de trasnferências apenas o uruguaio Arezo já entrou em campo. O técnico gremiste tem adotado cautela na utilização dos jovens reforços neste momento de instabilidade da equipe na temporada.
Miguel Monsalve tem treinado com grupo e relacionado para as partidas, mas ainda não estreou. Aravena está trabalhando no CT Luiz Carvalho e, apesar de estar regularizado no BID, sequer ficou à disposição no banco de reservas.
Depois da vitória sobre o Vasco, a delegação do Grêmio viajou para São Paulo, onde enfrenta o Corinthians na quarta-feira. Geromel, Gustavo Martins e Carballo serão novidades no elenco. Aravena ainda ficará fora.
O Tricolor encara o Timão pelo duelo de ida das oitavas da Copa do Brasil e depois volta para Porto Alegre. O duelo de volta, com mando do Grêmio, vai acontecer no estádio Couto Pereira, em Curitiba, na próxima semana.
INTERNACIONAL
Além da semana cheia para treinamentos, Roger Machado deve ganhar mais opções para escalar o Inter para o confronto do próximo domingo contra o Palmeiras, no Beira-Rio, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pelo menos quatro jogadores que estão no departamento médico devem ficar à disposição, em todos os setores do time.
Na defesa, Vitão tem retorno bem encaminhado. O zagueiro não atua desde o confronto contra o Rosario Central, na Argentina, pela Copa Sul-Americana, quando sofreu lesão muscular na coxa esquerda. Ele já vem realizando treinamentos de corrida no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.
Vitão ainda não atuou sob o comando do novo treinador – e corre o risco de nem atuar. Isso porque o zagueiro tem negociação em andamento com o Betis, da Espanha, e pode deixar o Inter nesta janela de transferências. Mas enquanto não há acordo entre os clubes, ele segue como opção no elenco.
No meio-campo, Thiago Maia é outro que deve retornar. O volante sofreu a mesma lesão do zagueiro entre os duelos contra o Juventude, pela Copa do Brasil, e está no mesmo estágio de recuperação.
Para o ataque são dois retornos. Wanderson e Lucca estão em fase de retreinamento e provavelmente devem ser reintegrados aos trabalhos com o restante do grupo já na reapresentação dos jogadores. O camisa 11 estava fora desde o jogo contra o Juventude e também será uma nova opção para Roger no setor ofensivo.
Por fim, seguem no departamento médico Alan Patrick (lesão ligamentar no joelho esquerdo), Fernando (lesão muscular na coxa direita) e Aranguiz (edema ósseo nos tornozelos). O chileno, porém, tem negociações avançadas para atuar na Universidad de Chile possivelmente não voltará a vestir a camisa colorada.
O grupo do Inter ganhou dois dias de folga e se reapresenta na terça-feira. A partir de então, Roger terá cinco sessões de treinamento até o duelo com o Palmeiras, marcado para o próximo domingo, às 17h. O Colorado é o 14º colocado na tabela, com 20 pontos em 15 jogos.