GRÊMIO
Um time não é campeão da Conmebol Libertadores por acaso. O Fluminense mostrou na noite desta terça-feira que manteve a essência, apesar das trocas de técnico e alguns nomes. O Flu dominou o Grêmio, abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, levou um gol na etapa final, mas garantiu a vaga às quartas de final nos pênaltis com 4 a 2. Thiago Silva abriu o caminho para a classificação com gol de cabeça e liderou a equipe. Arias, para o Flu, e Gustavo Nunes, para os gremistas, também marcaram. Fabio pegou as cobranças de Nathan e Cristaldo. O rival do Flu será o Atlético-MG, que bateu o San Lorenzo.
O goleiro do Fluminense, como de praxe, foi decisivo nas cobranças. Por outro lado, o Grêmio volta a sucumbir nas penalidades depois de ser eliminado na Copa do Brasil pelo Corinthians também na marca da cal. Cristaldo outra vez parou no goleiro, enquanto Nathan, que entrou apenas para bater, também errou.
O técnico Renato Portaluppi montou um Grêmio para se fechar e tentar contra-atacar. Usar a vantagem conquistada no primeiro jogo. Mas o que se viu foi um time que não se encontrou em campo. O Flu conseguiu entrar na linha de três defensiva, inclusive ele mesmo em um contra-ataque que gerou o pênalti marcado pelo toque no braço de Dodi. O ataque foi inócuo. O primeiro tempo acabou sem uma finalização sequer do Grêmio, seja no gol ou pela linha de fundo. Tanto que no intervalo Renato desfez a escolha e colocou Cristaldo no time na vaga de Kannemann, além da entrada de Gustavo Nunes para a saída de Pavon. O jovem marcou o gol gremista que levou a decisão para os pênaltis.
Primeiro tempo
O Fluminense precisou de pouco tempo para esfarelar a vantagem do Grêmio no Maracanã. Desde os primeiros minutos, aliás, já deu mostras que pressionaria e tinha condições de virar, apesar da tentativa dos gaúchos de marcar em cima. Aos 13, Thiago Silva já subiu mais do que a defesa para cabecear firme e abrir o placar. Aos 27, Jhon Arias já corria para comemorar o segundo em cobrança de pênalti. O árbitro foi ao VAR para assinalar a penalidade em toque no braço de Dodi. O Grêmio avançou depois do segundo gol sofrido, mas terminou a etapa inicial sem finalizar. Arias, por outro lado, obrigou Marchesín a boa defesa nos acrésimos.
Segundo tempo
O Grêmio voltou com as entradas de Cristaldo e Gustavo Nunes no time e desfez o trio de zagueiros. Melhorou na partida, embora o Fluminense tenha sido mais perigoso, com um quase golaço de Ganso por cobertura – a bola acertou o travessão. Gustavo Nunes parou em Fabio e depois perdeu quase na pequena área. Renato abriu mais o time com Monsalve no lugar de Dodi. Os gremistas melhoraram e tiveram gol anulado de Jemerson por impedimento. O desconto parecia questão de tempo. Monsalve foi ao fundo pela direita e fez acontecer. Gustavo Nunes, em vias de ser negociado com o Brentford, desviou na área e passou a levar o jogo para os pênaltis.
Agenda
As quartas da Conmebol Libertadores estão marcadas para as semanas dos dias 18 e 25 de setembro. O Fluminense volta a jogar no sábado, às 21h, contra o Atlético-MG, no Mineirão, enquanto o Grêmio visita o Criciúma no Heriberto Hülse, às 16h de domingo.
INTERNACIONAL
Enquanto intensifica a busca por laterais-direitos no mercado, a direção do Inter trabalha simultaneamente para preencher lacunas no departamento de futebol. Contratar um executivo e um diretor esportivo estão entre as prioridades no Beira-Rio. André Mazzuco, ex-Botafogo, e o ídolo D'Alessandro foram contatados pelo presidente Alessandro Barcellos.
O clube gaúcho busca remontar o departamento de futebol e confirmar o substituto de Magrão, demitido do cargo de diretor esportivo em 11 de agosto. D'Ale recebeu uma sondagem para assumir o posto. Conforme apuração do ge, houve apenas um "contato inicial" até o momento.
Para a função de executivo, o Colorado conversa com André Mazzuco, livre no mercado desde que foi demitido do Athletico no fim de julho. As negociações estão em andamento e podem ter um desfecho positivo nas próximas horas. O profissional trabalhou com John Textor no Botafogo.
Fabinho Soldado, diretor executivo do Corinthians, foi procurado, mas rejeitou o convite colorado. O ex-volante também trabalhou no Flamengo, onde atuou como gerente de scout e de futebol. Fabinho jogou no Inter em 2006 e fez parte do grupo campeão da Libertadores e do Mundial.
O Colorado não descarta contratar um coordenador técnico. O presidente Barcellos, enquanto negociava com Roger, fez uma investida por Abel Braga, que rechaçou a procura. Entretanto, em entrevista ao Canal do Gamba, o ex-treinador deixou aberto um retorno ao Beira-Rio.
– Deixa seguir. Serei avô nos próximos dias. Está um treinador muito bom que dará a volta. Torcendo para ocorrer tudo bem. O Inter em primeiro lugar, não o Abel. Amanhã, se tiver que ajudar, irei. As coisas ocorrem com naturalidade – declarou Abelão.
A janela de transferências fecha em 2 de setembro. A prioridade é buscar dois laterais-direitos. Ainda sem o executivo, o clube agiliza para reforçar o elenco para que Roger Machado não precise mais improvisar.
O técnico apostou em Igor Gomes no primeiro jogo sem Bustos, vendido ao River Plate. Posteriormente, Bruno Gomes foi escalado no setor e recebeu elogios do comandante. A posição está carente de pelo menos uma peça desde a saída de Hugo Mallo em julho.
Matheus Henrique, do América-MG, é um jogador que conta com prestígio no Beira-Rio. Porém, os valores pedido pelo Coelho inviabilizam qualquer tentativa. As cifras batem na casa dos 3,5 milhões de euros (R$ 21,3 milhões pela cotação atual) por 50% dos direitos do atleta.
Além dos laterais, o Inter observa o mercado para contratar mais um zagueiro. Caetano, do Corinthians, em fim de contrato, interessa. O Timão deseja quitar o débito pelo atacante Pedro Henrique pela liberação imediata. As conversas entre os clubes prosseguem.
Depois de uma primeira janela agressiva no começo do ano, a postura colorada é bem mais tímida no meio do ano em virtude das eliminações nas copas. Até o momento, o Inter anunciou apenas o zagueiro Agustín Rogel e o meia Bruno Tabata. Ambos já viraram titulares do time.
O Inter tenta definir a configuração da pasta e mais reforços sem esquecer do campo. Há necessidade de recuperação imediata no Brasileirão para se afastar da zona de rebaixamento. A equipe ocupa o 13º lugar, com 25 pontos, três a mais que o Corinthians.
O próximo compromisso está marcado para às 19h de domingo, quando os gaúchos recebem o Cruzeiro no Beira-Rio, pela 24ª rodada.