GRÊMIO
O Bahia controlou o jogo e venceu o Grêmio por 2 a 0 na tarde deste sábado, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Thaciano anotou os dois gols da partida e carimbou a lei do ex contra um adversário com reservas. O Tricolor de Aço voltou ao G-6 com o resultado, enquanto o clube gaúcho viu encerrar a invencibilidade de oito partidas na temporada.
Com a vitória, o Bahia chegou aos 38 pontos e é o sexto colocado do Brasileirão. O Grêmio permanece com 24 pontos, na 14ª colocação, mas pode perder posições na rodada, embora sem posibilidade de voltar para a zona de rebaixamento.
As estratégias opostas ficaram bem claras desde os momentos iniciais. O Bahia teve mais a posse de bola e pressionou desde o começo. Antes dos 5, Arias já havia feito cruzamento para a área gremista e Cauly finalizou, mas foi bloqueado. O contra-ataque do Grêmio encaixou uma vez, quando Nathan Fernandes saiu de frente para Marcos Felipe, mas bateu mal. O Bahia quase abriu o placar aos 26 em jogadaça coletiva de Arias e Everton Ribeiro. Everaldo acertou a trave, a bola desviou em Fabio e não entrou por pouco. Quando o jogo parecia que iria para o intervalo empatado, Everaldo cruzou da direita na medida para Thaciano desviar de cabeça às costas de Fabio e fazer valer a lei do ex.
Segundo tempo
O Grêmio tentou ser mais agressivo na etapa final, adiantou as linhas e voltou do intervalo com Nathan e Gustavo Nunes nas vagas de Aravena e Nathan Fernandes. O Tricolor até foi mais perigoso, principalmente em finalizações de Monsalve. No entanto, o Bahia manteve o controle da partida. No maior momento de pressão, inclusive, Thaciano subiu após De Pena cobrar escanteio e ampliou a vantagem.
Homenagem a Silvio Santos
A rodada do Brasileirão toda terá homenagens para Silvio Santos, que faleceu neste sábado aos 93 anos. Antes do jogo, se respeitou um minuto de silêncio pelo maior apresentador da história da televisão brasileira, inclusive com salva de palmas para o ícone.
Lei do ex dupla
O placar foi decidido por duas cabeçadas de Thaciano, que chegou aos 14 gols pelo Bahia no ano. O meia tem passagem pelo Grêmio entre 2018 e 2023, com dois empréstimos no período. O camisa 16 tinha relação muito próxima com o técnico Renato Portaluppi, que inclusive lamentou a saída do meio-campista nas redes sociais. Thaciano inclusive não comemorou os gols marcados no Alfredo Jaconi em respeito à história no clube gaúcho. Foram quatro títulos estaduais no período.
Agenda
O Grêmio volta a atuar na terça-feira, no jogo de volta das oitavas da Conmebol Libertadores, com o Fluminense, no Maracanã. Pelo Brasileiro, joga no domingo, às 16h, contra o Criciúma, no Heriberto Hülse. Já o Bahia recebe o Botafogo na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, no próximo domingo, às 16h, pelo Brasileirão.
INTERNACIONAL
Fim da seca. O Atlético-GO conseguiu acabar com o jejum de 15 partidas sem vencer, com direito a três derrotas consecutivas, ao ganhar do Inter por 1 a 0 na tarde deste domingo no Antônio Accioly, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida saiu com Hurtado aos 22 minutos do segundo tempo. Thiago Maia tentou um passe de três dedos dentro da área, mas errou e a bola ficou com Jorginho. O camisa 18 tocou para Hurtado, que superou Rochet e garantiu os três pontos. Os colorados até tentaram buscar o empate, mas Alario falhou nas duas oportunidades que teve.
Como fica?
Com o resultado, o Atlético-GO soma 15 pontos e é o lanterna do Brasileirão. O Inter tem 25 e ocupa o 12º lugar. Veja a classificação completa.
Fim da seca
Foram 15 partidas sem vencer, mas o Dragão voltou a sair de campo com os três pontos e, de quebra, venceu a primeira partida em casa no Brasileirão. O gol de Hurtado sobre o Inter dá esperança ao Atlético-GO lutar para tentar escapar da zona de rebaixamento.
Com 27 minutos de jogo, o Atlético-GO já tinha realizado duas trocas por lesão. Pedro Henrique e Derek precisaram deixar o gramado para as entradas de Luiz Felipe e Hurtado, respectivamente.
O Inter iniciou em cima e, aos dois minutos, quase abriu o placar. Wesley arriscou dentro da área e chutou para defesa de Ronaldo. O Atlético-GO não se assustou e, quatro minutos depois, deu a resposta. Após erro gaúcho, o Dragão avançou em velocidade. Campbell acionou Luiz Fernando, que arriscou, mas a bola saiu. Aos 21, os mandantes assustaram em chute de Alejo, que Rochet espalmou. O Atlético-GO voltou a assustar aos 30, com a finalização de Campbell, que tirou tinta do travessão. O Colorado respondeu aos 36, em jogada de Wesley, que Ronaldo defendeu. Nos acréscimos, aos 48, Tabata cobrou falta da intermediária, e o goleiro voltou a salvar.
Segundo tempo
A etapa final também começou com um lance do Inter. Aos três, Bruno Gomes chutou cruzado, mas a bola saiu. O Atlético-GO respondeu com Hurtado, para defesa com o pé de Rochet. Aos 18, Bernabei fez jogada pela esquerda e rolou para Gabriel Carvalho, que tentou. Ronaldo espalmou. Quatro minutos depois, o gol do Dragão. Thiago Maia deu um passe errado para dentro da área. A bola ficou com Jorginho, que só serviu Hurtado para abrir o placar. Atrás, o Inter foi para o ataque. Alario teve duas oportunidades para deixar tudo igual. Na primeira, fez bela jogada e chutou de virada para fora. Na segunda, recebeu cruzamento de Ricardo Mathias, mas, dentro da pequena área, fez o mais difícil e cabeceou para fora. O Colorado não mostrou forças para buscar o empate.
Agenda
Na próxima rodada, o Dragão enfrenta o Juventude. A partida será disputada no sábado, às 16h, no Antônio Accioly. O Colorado entra em campo no dia seguinte, quando recebe o Cruzeiro, às 19h, no Beira-Rio.