INTERNACIONAL
A noite de sábado terminou com uma nova liderança no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras cumpriu a sua parte como candidato ao título e venceu o Internacional por 3 a 0, na Arena Barueri, na abertura da 34ª rodada da competição nacional, que teve uma mudança na primeira colocação, algo que não ocorria desde o fim de abril - Botafogo e Grêmio entram em campo neste domingo. Em um confronto equilibrado e com boas chances para os dois lados, Zé Rafael, Endrick e Rony decidiram a importante vitória palmeirense contra um Colorado sem grandes objetivos e que tenta confirmar a vaga na Sul-Americana.
O Palmeiras agora vai secar os principais concorrentes no domingo. Em Bragança Paulista, o Botafogo (2º com 59 pontos) enfrenta o Red Bull Bragantino (4º com 58 pontos). O Grêmio (3º com 59 pontos) recebe o Corinthians em Porto Alegre.
Sem um "objetivo claro", como disse Coudet recentemente, o Inter começou melhor na partida em Barueri. Com mais posse de bola e com espaços para criar, os visitantes tiveram grande oportunidade para abrir o placar com Alan Patrick no começo do jogo, mas o meia furou dentro da pequena área. A resposta palmeirense foi com Endrick, em chute de fora da área que surpreendeu Rochet e acertou a trave. Os colorados, porém, continuaram dominando e dando trabalho para Weverton, exigido em finalizações de Alan Patrick, dentro da grande área após rebote, e Valencia. Para equilibrar o confronto, o Palmeiras buscou inicialmente as jogadas de velocidade. E foi num passe de Marcos Rocha para a área a jogada do gol: Raphael Veiga errou a devolução, mas a bola desviada na marcação encontrou Zé Rafael em boa posição para bater de pé esquerdo - e contar com mais um desvio no meio do caminho - para abrir o placar.
O início da segunda etapa teve o Internacional com espaço no ataque e criando com Alan Patrick e Valencia. A dupla tabelou na entrada da área, e uma finalização do meia obrigou Weverton a fazer mais uma boa defesa. Mas o Verdão foi mortal. Raphael Veiga ganhou a bola de Johnny no campo de ataque e jogou com Endrick, que chutou de fora da área para marcar. Com vantagem, o time palmeirense, enfim, controlou o jogo e fechou o placar com um golaço: Vanderlan arrancou, conseguiu bom drible e achou Rony livre para completar a jogada.
Por causa da Data Fifa, as duas equipes só voltam a campo pelo Brasileirão no dia 26 de novembro, em confrontos das 18h30. Em Porto Alegre, o Internacional recebe o Red Bull Bragantino no Beira-Rio e o Palmeiras enfrenta o Fortaleza no Castelão.
Com o gramado bastante prejudicado pela chuva, o jogo começou tenso e com polêmica. Aos seis minutos, Matheus Bidu invadiu a área gremista e sofreu um contato por trás de João Pedro. O lateral do Corinthians caiu na área, mas a arbitragem mandou seguir a jogada. No lance seguinte, Bruno Méndez fez uma falta dura em Lucas Besozzi e foi expulso após revisão do VAR, gerando muitos protestos dos corintianos. Com um homem a mais, o Grêmio pressionou e chegou a marcar com Everton Galdino, mas o gol foi anulado por impedimento de Luis Suárez.
Após suportar bem a pressão, o time de Mano Menezes chegou ao gol na primeira chance que teve. Depois de cobrança de escanteio, Lucas Veríssimo tocou de cabeça para a pequena área, onde Romero aparou e abriu o marcador. Atrás no placar, o time gaúcho manteve a pressão, mas tinha dificuldade para penetrar na área rival e só ameaçava em chutas de longa distância, defendidos com tranquilidade por Cássio. Com duas linhas de quatro, o Corinthians se defendeu bem e levou a vantagem para o intervalo.
Na volta do intervalo, o jogo se tornou praticamente ataque contra defesa. Logo aos três minutos, Suárez protagonizou uma das principais chances para o Tricolor. Em cobrança de falta no bico da grande área, ele soltou a bomba e obrigou o goleiro Cássio a fazer grande defesa. Apesar do domínio total da partida, o time gaúcho seguiu com muitas dificuldades para superar a marcação do Timão, que se defendiu com linha de seis jogadores em alguns momentos.
Em uma das poucas chances claras, Reinaldo chegou no fundo e cruzou na medida para André Henrique. O atacante, no segundo poste, testou firme e bola passou raspando a trave. Em meio a pressão dos mandantes, Cássio precisou ser substituído devido a uma lesão no joelho. Renato empilhou atacantes no time, mas viu asuperioridade numérica ter fim aos 35. Por falta do meio de campo, o zagueiro Bruno Alves recebeu o cartão vermelho direto. O Corinthians teve a chance de matar o jogo com Romero, na única finalização do segundo tempo defendida por Gabriel Grando. Nos acréscimos, Gustavo Martins, de cabeça, e Suárez, em falta, desperdiçaram duas boas chances para o empate.
O Campeonato Brasileiro terá uma pausa de duas semanas para a data Fifa. O Grêmio volta a campo no dia 26, um domingo, para encarar o Atlético-MG, às 16h, no Mineirão. Um dia antes, o Corinthians recebe o Bahia, às 19h30, na Neo Química Arena.
Comentários: