GRÊMIO
O Grêmio volta aos treinos na tarde desta terça-feira, no CT Luiz Carvalho, após a folga da Data Fifa. O técnico Renato Portaluppi terá cinco dias para preparar o time de olho na sequência final e decisiva do Brasileirão. O Tricolor enfrentará o Atlético-MG, em Belo Horizonte, na retomada do campeonato com a necessidade de ganhar para se manter na luta pelo título.
Foi a última vez na temporada que jogadores e comissão técnica tiveram um período de quatro dias para descansar. O foco, agora, é total nas rodadas finais. A partir de domingo, o time gaúcho terá quatro jogos (Atlético-MG, Goiás, Vasco e Fluminense) em menos de duas semanas.
A reapresentação será de trabalhos físicos e retomada das questões técnicas e táticas. O duelo com o Galo é considerado extremamente decisivo. O Grêmio é o terceiro colocado, com 59 pontos, a três do líder Palmeiras, e os mineiros aparecem na quinta posição, com 57.
O resultado será determinante para o Tricolor. Como desperdiçou a chance de ser líder, ao perder para o Corinthians na Arena, precisa dos três pontos para seguir na briga. Um tropeço praticamente inviabilizaria as chances de título e ainda poderia tirar a equipe do G-4.
Grêmio, Atlético-MG e Palmeiras ficarão de olho nos jogos atrasados dos concorrentes diretos. O Botafogo visita o Fortaleza na quarta-feira, e Flamengo e Bragantino protagonizam confronto direto na quinta.
Para voltar a vencer no campeonato, o Tricolor precisará fazer algo que não conseguiu nas últimas duas vezes que o Brasileirão parou por conta da data Fifa: vencer o jogo seguinte após a pausa.
O time foi superado pelo Bragantino, no Nabi Abi Chedid, por 2 a 0, na 23ª rodada, e pelo Athletico, na Arena, por 2 a 1, pela 27ª. A única vitória após a paralisação do nacional ocorreu no distante 22 de junho, quando derrotou o América-MG, por 3 a 1, em Porto Alegre.
Para o jogo com o Galo, Renato não poderá contar com Bruno Alves e Villasanti, suspensos. Pepê, em recuperação de lesão muscular, tem chances de ficar à disposição. Rodrigo Ely será reavaliado. Geromel e João Pedro, por outro lado, continuam entregues ao departamento médico.
Os volantes Carballo e Villasanti e o centroavante Luis Suárez, convocados para as suas respectivas seleções, serão ausências na reapresentação. Nesta terça, às 20h, no Defensores del Chaco, o Paraguai recebe a Colômbia, enquanto o Uruguai, às 20h30, pega a Bolívia, no Centenário.
O Tricolor tem logística definida para os próximos dias. Depois do treino desta terça, o elenco trabalhará durante a semana sempre no turno da manhã. A delegação embarca para Minas Gerais no sábado à tarde.
O Grêmio mergulhará na semana de treinos para chegar na ponta dos cascos nos quatro jogos decisivos do Brasileirão. O Atlético-MG, de Luiz Felipe Scolari, lidera o returno e não perde há seis jogos na competição. A bola rola no domingo, às 16h, na Arena MRV, pela 35ª rodada.
INTERNACIONAL
Após a folga de domingo, o elenco do Inter se reapresentou na manhã desta segunda-feira com boas notícias. Hugo Mallo foi liberado pelo departamento médico e está à disposição para enfrentar o Bragantino. Johnny, Charles Aránguiz e Enner Valencia participaram do treino, mas ainda estão sob avaliação.
O espanhol está recuperado da lesão muscular na coxa esquerda. Será alternativa a Fabricio Bustos no compromisso do próximo domingo. O camisa 2 não entra em campo desde o dia 18 de outubro, quando o time perdeu para o Bahia por 1 a 0.
Johnny, Aránguiz e Valencia estiveram em campo na goleada sofrida por 3 a 0 para o Palmeiras, último jogo antes da parada para a data Fifa. O americano apresentou uma entorse no tornozelo direito, enquanto o chileno fadiga muscular e o atacante um desconforto na coxa direita.
O camisa 20, todavia, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo (assim como Alan Patrick) e aproveitará o tempo para aprimorar o condicionamento físico. Caso Johnny e Valencia apresentem a evolução esperada, estarão em campo no Beira-Rio, como espera a comissão técnica.
Renê, Dalbert e Matheus Dias seguem aos cuidados do departamento médico. O camisa 6 sofreu lesão muscular na coxa esquerda. Já o concorrente de posição relatou um incômodo no joelho direito. O volante, com o mesmo problema de Renê, só volta na próxima temporada.
Em campo, Coudet permitiu a presença da imprensa durante 20 minutos no gramado do Centro de Treinamentos Parque Gigante. O técnico avalia opções para montar o time em busca da retomada de vitórias.
O duelo com o Bragantino, válido pela 35ª rodada do Brasileirão, será disputado às 18h30 de domingo, no Beira-Rio. O Colorado ocupa o 13º lugar com 43 pontos, enquanto o Massa Bruta é o quarto, com 59.
Comentários: