GRÊMIO
O Grêmio recebeu a visita do diretor esportivo do Arsenal, Edu Gaspar, nesta segunda-feira. O dirigente brasileiro foi recepcionado pelo presidente Alberto Guerra e conheceu a estrutura do clube gaúcho.
O encontro teve como objetivo estreitar relações e prospectar futuras parcerias. Além de circular pelas instalações dos Centros de Treinamento Luiz Carvalho e Hélio Dourado, de uso da base, a comitiva inglesa observou os processos aplicados no dia a dia tanto no profissional quanto na base.
A conversa também contou com as presenças do diretor de futebol Antônio Brum, do executivo Luis Vagner Vivian, do técnico Renato Portaluppi e de outros três dirigentes dos Gunners.
Edu Gaspar aproveitou a Data Fifa para viajar ao Brasil e visitar alguns clubes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Athletico e Inter visando identificar oportunidades de negócios.
O brasileiro assumiu o cargo de diretor no Arsenal em 2019, depois de ter ocupado o posto de coordenador de seleções da CBF por três anos. Quando jogador, defendeu os Gunners entre 2000 e 2005.
O Arsenal foi vice-campeão inglês na temporada passada, com boas atuações de jogadores brasileiros contratados por Edu: o zagueiro Gabriel Magalhães, e os atacantes Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli.
Na atual temporada, após oito rodadas, o Arsenal divide a liderança com o Tottenham, ambos com 20 pontos. Na rodada anterior, o time venceu o Manchester City, atual campeão, por 1 a 0.
O Grêmio volta a campo nesta quarta-feira, contra o Athletico, na Arena, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o terceiro colocado, com 44 pontos, e tem como principal objetivo alcançar a vaga direita à Libertadores de 2024.
INTERNACIONAL
Repleto de desfalques, o Inter tem um retorno a celebrar na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Recuperado de lesão, Pedro Henrique volta a ficar à disposição de Eduardo Coudet na reta final da temporada e terá mais uma chance de reencontrar o futebol apresentado no início do ano.
Na sexta-feira, o jogador deixou o treino mais cedo em razão de uma gastroenterite. Porém, se recuperou e fica à disposição do argentino para o confronto de quarta-feira contra o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador.
A presença do camisa 27 dá a Coudet mais uma opção pelo lado, mas ele pode até mesmo ser utilizado mais avançado, já que Enner Valencia cumprirá suspensão e volta de convocação do Equador. Foi justamente de centroavante que o atacante brilhou no início do ano.
Ainda sob o comando de Mano Menezes, Pedro Henrique acabou improvisado na posição, em razão da instabilidade de Alemão. O atacante correspondeu e terminou como artilheiro do Gauchão com oito gols, um a mais que Suárez. Todos marcados até fevereiro.
O início fulminante, inclusive, rendeu a Pedro Henrique um novo contrato. Em março, ele assinou a extensão do vínculo até 2025. Mas, com a chegada de Luiz Adriano, o atacante perdeu a posição e voltou a ser utilizado como ponta, alternando entre a titularidade e o banco.
Os gols também rarearam. Foram só mais dois. O atacante chegou a ficar 18 partidas sem marcar até a vitória por 3 a 1 sobre o América-MG, na eliminação nos pênaltis da Copa do Brasil.
Dois compromissos depois, saiu o último até o momento. Pedro Henrique assegurou a vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba na 11ª rodada do Brasileirão, em 22 de junho. Já são 10 partidas de seca, ou 421 minutos.
Os números de Pedro Henrique em 2023
- 41 jogos
- 28 partidas como titular
- 10 gols
- 3 assistências
- 7 cartões amarelos
- 2.387 minutos em campo
Apesar da perda de protagonismo e queda de produção, o camisa 28 só está atrás de Alan Patrick, que tem 13, entre os artilheiros da equipe na temporada.
Até pela inatividade, a tendência é que o jogador de 33 anos fique como opção a Wanderson, Alan Patrick e Luiz Adriano, o trio mais adiantado.
O duelo com o Bahia será disputado nesta quarta-feira, às 21h30, na Fonte Nova. O Colorado está em 12º lugar com 32 pontos, e ainda sonha com uma vaga à Libertadores do próximo ano.
FONTE/CRÉDITOS: GE