GRÊMIO
O Grêmio se reapresentou na tarde desta segunda-feira depois da vitória contra o Bahia. O técnico Renato Portaluppi começou a preparar a equipe para o duelo direto com Botafogo e liberou apenas o aquecimento, depois fez mistério no restante do trabalho. O volante Ronald e o zagueiro Gustavo Martins voltam a ficar à disposição depois de conquistarem o ouro no Pan-Americano.
A comissão técnica não tem novos desfalques em relação ao jogo do fim de semana. Geromel e Pepê seguem fora, assim como Rodrigo Ely, que ainda está entregue ao departamento médico. O técnico fará mistério na escalação para o duelo e deve fechar as atividades até o jogo de quinta contra o líder do Brasileirão.
Por outro lado, Ronald e Gustavo Martins voltam a ser alternativas no banco de reservas. Ambos chegaram no início da tarde de segunda-feira e fizeram apenas trabalhos na academia. Devem ser reintegrados nesta terça ao elenco e podem até viajar para o Rio de Janeiro.
A principal dúvida para a equipe da próxima rodada é no ataque. Nos últimos jogos, Renato retomou o esquema com três zagueiros e deve manter a formação. Mas no setor ofensivo tem feito rodízio de atacantes. João Pedro Galvão foi titular contra o Bahia e pode seguir. Galdino, Besozzi e Ferreira são opções.
O Grêmio retorna ao CT Luiz Carvalho na manhã desta terça-feira, para dar continuidade na preparação. No final da tarde de quarta, embarca rumou ao Rio de Janeiro. O Tricolor encara o Botafogo, na quinta, às 20h, no São Januário.
INTERNACIONAL
A noite desta terça-feira começa a encaminhar o futuro do Inter.
Alessandro Barcellos e Roberto Melo disputam o primeiro turno da eleição que definirá o presidente do clube ao triênio 2024-26.
A votação ocorrerá entre 19h e 21h no salão do Conselho Deliberativo do Beira-Rio. Apenas os 338 conselheiros do clube votam. Caso um dos candidatos alcance mais de 85% da preferência, a eleição estará definida.
Até pelo número a ser atingido, a tendência é que os candidatos disputem o voto do associado pelo cargo de mandatário colorado. O segundo turno, caso seja confirmado, está marcado para 9 de dezembro.
Barcellos, o candidato da situação, busca a reeleição. O presidente foi vice de administração e finanças e de futebol com Marcelo Medeiros, que o antecedeu. O dirigente, inclusive, entrou no lugar de Melo para liderar a principal pasta do clube.
Melo permaneceu como vice entre 2017 e 2019. O dirigente já tinha trabalhado no departamento de futebol da gestão Giovanni Luigi, entre 2013 e 2014.
Nenhum dos candidatos conquistou título algum. Melo foi o responsável por contratar Eduardo Coudet, ainda em 2019. Como deixou o cargo de vice de futebol antes do fim do ano, não trabalhou com o argentino. Barcellos entrou na vaga em 2020 e criou uma relação estreita com o técnico, em quem apostou após demitir Mano Menezes. Ambos, inclusive, já manifestaram o interesse em mantê-lo em 2024.
– Não tenho duvidas e nunca tive sobre o trabalho do Coudet – afirmou Barcellos.
– Gosto muito do trabalho do Coudet. Pesquisei muito antes de decidir contratá-lo e sei do que é capaz. Faz um bom trabalho, e mudar sempre pode ser algo traumático. Quando possível e o trabalho recomenda, a manutenção é sempre a melhor opção – disse Melo.
Apesar dos holofotes estarem em Barcellos e Melo, o pleito define o futuro Conselho de Gestão do clube. Além do presidente, o conselheiro e, provavelmente, o sócio, escolherá também os outros quatro vices que compõem a diretoria.
Quais são as chapas concorrentes?
Situação - Em Frente! Pelo Inter, pela torcida
- Presidente: Alessandro Pires Barcellos
- 1º Vice-Presidente: Dalton Schimitt Junior
- 2º Vice-Presidente: Ivandro Rodrigo Morbach
- 3º Vice-Presidente: Victor Grunberg
- 4º Vice-Presidente: Miguel de Sampaio Dagnino
Oposição - Gigante de novo!
- Presidente: Roberto Lúcio Oliveira de Melo
- 1º Vice-Presidente: Léo Moura Centeno Júnior
- 2º Vice-Presidente: Luciana Paulo Gomes
- 3º Vice-Presidente: Mauri Luiz da Silva
- 4º Vice-Presidente: Guinther Spode
- No primeiro turno, apenas os conselheiros votam. O pleito ocorre nesta terça, entre 19h e 21h.
- Caso nenhum dos candidatos alcance 85%, a eleição irá para o segundo turno.
- Nesta etapa, marcada para 9 de dezembro, o sócio votará em uma das chapas e também pela renovação de 150 cadeiras do Conselho Deliberativo.
- O mandato dos parlamentares tem validade de seis anos, enquanto do Conselho de Gestão três.
FONTE/CRÉDITOS: GE