GRÊMIO
Em duelo de extremos na tabela, o Grêmio venceu o Goiás por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira, na Arena, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Morelli abriu o placar no primeiro tempo, dando um fio de esperança ao Esmeraldino, que ainda teria chance de permanência na elite. Na etapa final, porém, Ferreira e Cristaldo marcaram num espaço de seis minutos e viraram o marcador. O resultado mantém o time gaúcho colado no pelotão da frente, enquanto os goianos jogarão a Série B em 2024.
O Grêmio se mantém em quinto lugar, mas aparece apenas um ponto atrás de três equipes (Flamengo, Atlético-MG e Botafogo). A diferença para o líder Palmeiras é de quatro pontos, com chances remotas de título. Já o Goiás, 18º colocado, segue com 35 pontos, e está matematicamente rebaixado, pela quarta vez na era dos pontos corridos.
Após três anos, o Grêmio está de volta à Conmebol Libertadores. O Tricolor não tem mais como deixar a zona de classificação ao torneio continental em 2024. Será a 22ª participação na história. Resta saber se entrará direto na fase de grupos ou se terá que passar pela prévia, como aconteceu na última vez que disputou a competição, em 2021.
Até mais da metade da etapa inicial, os times pouco fizeram. Sem inspiração, o Grêmio praticamente não assustou o adversário. No início, aos três minutos, Nathan Fernandes quase completou cruzamento da direita para o gol. E foi só. O primeiro grande momento do jogo foi aos 27, já com bola na rede. Bruno Melo lançou, Palacios raspou de cabeça e Morelli ganhou de Carballo para avançar e abrir o placar para o Goiás. Minutos depois, Renato Portaluppi mexeu na equipe por opção técnica, tirando Galdino para entrada de Ferreira. Mas foi o time visitante que quase ampliou. Aos 36, Vinicius prendeu a bola na área e deixou com Palacios, que bateu para boa defesa de Caíque, novidade entre os titulares. O Grêmio chegou após os 40 minutos, com Reinaldo e Villasanti, mas sem perigo ao gol de Tadeu.
O Grêmio voltou com mais duas mudanças no time, mas seguiu apático nos primeiros minutos. Em três minutos, o Goiás teve chances de ampliar, com Morelli, Oyama e Vinicius, as duas últimas com grandes defesas de Caíque. Porém, o Tricolor foi de 0 a 100 muito rápido. Aos quatro, Suárez serviu Ferreira, que deu um toque para tirar do zagueiro e mandou para as redes para empatar o jogo. Depois, aos 10, Cristaldo aproveitou a sobra do corte errado de Bruno Melo para pegar de primeira e virar o placar. Próximo dos 23, Suárez tocou para Nathan Fernandes, que cortou o marcador e bateu para ampliar, mas Tadeu evitou. Luisito ainda teve um "duelo à parte" com o goleiro esmeraldino. Foram pelo menos quatro tentativas do uruguaio, mas Tadeu levou a melhor e evitou que o camisa 9 deixasse sua marca no que foi o penúltimo jogo na Arena com a camisa gremista.
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, pela 37ª rodada, a penúltima do Brasileirão. O Grêmio joga novamente em casa e recebe o Vasco, na Arena. Já o Goiás será visitante outra vez, diante do Fortaleza, no Castelão. As duas partidas acontecem às 18h30.
O Inter inicia movimentos nos bastidores para reforçar o grupo para 2024. Gustavo Scarpa, ex-Palmeiras, surge como o principal nome. O clube gaúcho tem negociações em andamento com o meia e busca sensibilizá-lo para um retorno ao futebol brasileiro. O Colorado também mira a contratação do atacante Bruno Rodrigues, do Cruzeiro, e do volante Nández, do Cagliari, da Itália.
Scarpa, 29 anos, pertence ao Notthingham Forrest, da Inglaterra, e está emprestado ao Olympiacos, da Grécia. O jogador é visto como uma peça para dividir protagonismo com Alan Patrick, Aránguiz e Valencia e até como uma possível reposição a Mauricio, cobiçado pelo mercado europeu.
Comentários: