GRÊMIO
O sonho do hepta gaúcho segue firme. O Grêmio venceu o Caxias por 3 a 2 nesta terça-feira, na Arena, e garantiu vaga na sétima final consecutiva do estadual, diante do Juventude. Arrasador no primeiro tempo, o Tricolor abriu 3 a 0 com dois gols de Diego Costa e um de Cristaldo. No segundo, o time grená foi dominante e pressionou os donos da casa, mas conseguiu apenas diminuir, com gols de Vitor Feijão e Tomás Bastos.
Grêmio e Juventude decidem o Campeonato Gaúcho 2024. As equipes voltam a se enfrentar numa final após 17 anos – em 2007, o Tricolor foi campeão em cima do Papo. O jogo de ida acontecerá no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e a volta na Arena.
Em apenas quatro jogos com a camisa do Grêmio, Diego Costa já é um dos artilheiros do Gauchão. Com o "doblete" diante do Caxias, o centroavante foi a cinco e igualou Michel, do Guarany de Bagé, que conseguiu a marca em 12 partidas no campeonato, e Cristaldo, esse em 13 aparições.
Os primeiros minutos foram de pouca movimentação efetiva no ataque das duas equipes. A primeira chegada foi do Caxias, já aos 10 minutos. Gabriel Silva recebeu pela esquerda, ajeitou para o pé direito e bateu perto da meta de Caíque. O Grêmio conseguiu chegar apenas aos 19, em cabeceio errado de Diego Costa após escanteio. No minuto seguinte, porém, o gol gremista. Pepê lançou Pavon pela direita, ele avançou e bateu cruzado para Diego Costa, que empurrou para as redes. O Tricolor chegou pouco depois, aos 22, novamente em tiro de canto. Desta vez, Rodrigo Ely cabeceou para defesa de Fabian Volpi. Aos 29, o segundo. Gustavo Nunes recebeu com espaço, avançou pelo meio e serviu Cristaldo para marcar. Passados 10 minutos, a vitória virou goleada. João Pedro recebeu pela direita e cruzou para Diego Costa. O centroavante dominou no peito, tirando do zagueiro, e anotou o terceiro, seu segundo no jogo. Antes do intervalo, o Grêmio ficou com 10 jogadores quando Mayk acertou um chute no rosto de Álvaro e recebeu cartão vermelho direto.
Com o resultado bem encaminhado e um jogador a menos, o Grêmio pouco criou na etapa final. O Caxias também demorou a chegar, mas conseguiu diminuir o prejuízo. Aos 13, Barba chutou de fora de área por cima, com desvio. Na cobrança de escanteio, Elyeser desviou de cabeça, Caíque não segurou, e Vitor Feijão só empurrou para o gol. O time grená esboçou gostar do jogo. Aos 21, Tomás Bastos cobrou falta com força, obrigando Caíque a se esticar para evitar o segundo. Dez minutos depois, outra chegada de perigo da equipe visitante. Após novo escanteio, a bola sobrou com Matheus Rocha, que bateu para o gol. Caíque soltou nos pés de Vitor Feijão, que perdeu o gol na pequena área. O Caxias seguiu em cima e tentou com Joel e David Lustosa, esses sem perigo. Porém, de tanto martelar, deu certo. Aos 36, Robinho cruzou da direita para o meio, Barba chutou, Caíque soltou de novo e Tomás Bastos mandou para as redes. Na pressão, Matheus Rocha fez o goleiro gremista fazer outra defesa, aos 38. Apesar de dominar todo segundo tempo, o Caxias não conseguiu mais alterar o placar.
O Grêmio inicia a disputa da final do Gauchão no próximo sábado. A equipe visita o Juventude no duelo de ida no Alfredo Jaconi, às 16h30. O Caxias, eliminado do estadual, aguarda o começo da Série C do Brasileirão, na segunda quinzena de abril.
INTERNACIONAL
O presidente do Inter, Alessandro Barcellos, se manifestou após a eliminação do time na semifinal do Gauchão, com derrota nos pênaltis para o Juventude. Entre explicações e justificativas, o mandatário lamentou a ausência em mais uma decisão do estadual, prometeu cobranças internas e pediu que a torcida siga apoiando o time no restante da temporada.
– Sentimento misto, de indignação e de vergonha. O trabalho que vem sendo feito com o apoio do torcedor ele não justifica estarmos fora das finais do Gauchão. Desta forma, a gente ainda trabalha emocionalmente para levantar uma temporada que temos pela frente com um grupo que acreditamos, necessariamente, que vai nos trazer alegrias. Ao mesmo tempo, entender o que aconteceu e tirar lições desta desclassificação – afirmou Barcellos.
A equipe não conseguiu a vaga na final pelo terceiro ano consecutivo. Após 10 vitórias seguidas na temporada, o Inter ficou no empate com o Juventude em 180 minutos. Na decisão por pênaltis, o Inter perdeu por 6 a 5, após uma cobrança equivocada de Robert Renan. O presidente informou que haverá cobranças aos jogadores e comissão técnica por parte da diretoria.
– Não vou individualizar, mas já tivemos cobranças. E serão maiores ainda. O Inter não pode perder campeonato no detalhe, por algum ajuste do que não esteja dentro do nosso controle. Esses ajustes precisam ser compreendidos a partir do que aconteceu – afirmou Barcellos.
– Cobrança não só da direção, os jogadores se cobraram e vão se cobrar, tenho certeza. Todos têm o pensamento, sabiam da importância que é esse campeonato. Portanto, essa cobrança existe entre os jogadores – acrescentou o mandatário.
O presidente ainda comentou sobre a importância do apoio da torcida e afirmou que o time continuará trabalhando para alcançar bons resultados nas competições que restam na temporada: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
– É muito difícil pedir isso neste momento, mas o que faz a força do Internacional é a sua torcida. E a gente diz isso para o torcedor, pode ter certeza que aqui fazemos o elo entre torcida e elenco, para dentro vamos cobrar. Para o torcedor, pode ter certeza que o elenco tem capacidade de dar a volta por cima e nos trazer alegrias – destacou.
– Não podemos fazer terra-arrasada. É doído, é ruim dizer isso, mas continuamos com a convicção que este grupo, com essa comissão, vai nos trazer vitórias. É uma convicção nossa. Para que ninguém crie leitura do que eu disse. Mas que serão cobrados, todos serão. Já foram e continuarão sendo – prosseguiu o mandatário.
Fora das finais do Gauchão, o Inter terá uma semana de preparação para a próxima partida. Na próxima terça-feira, dia 2 de abril, o time de Eduardo Coudet vai até a Argentina enfrentar o Belgrano, pela estreia na Copa Sul-Americana.
Comentários: