GRÊMIO
O Grêmio deu um passo importante nesta quinta-feira na preparação para voltar a jogar. O time gaúcho venceu a Portuguesa por 2 a 1 em jogo-treino disputado no CT do adversário, em São Paulo. Everton Galdino e João Pedro Galvão, de pênalti, marcaram para o Tricolor.
Desde o dia 30 de abril que a equipe gremista não enfrentava um adversário do outro lado, mesmo que em movimentação sem caráter oficial. No CT da Lusa, os comandados de Renato Portaluppi venceram. Nos próximos dias, a comissão retoma os trabalhos no CT Joaquim Grava.
A atividade desta tarde ocorreu com portões fechados, sem acesso para a imprensa. O primeiro gol foi marcado por Galdino após assistência de Soteldo. O segundo gol foi de JP Galvão, em cobrança de pênalti.
Renato já tem esboçado o time titular que vai iniciar o jogo com o The Strongest, da Bolívia, na próxima semana, no Couto Pereira. A ideia do treinador com o jogo-treino é dar ritmo mais próximo de competição aos atletas.
Na quarta-feira o grupo já havia realizado um treino coletivo, para os atletas se habituarem novamente com situações de jogo. É possível que até o compromisso do Tricolor, o técnico realize mais vezes este tipo de atividade
Possível escalação do Grêmio contra o The Strongest: Marchesin; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê, Cristaldo, Galdino e Soteldo; Diego Costa.
Faltam sete dias para o Tricolor retomar a rotina de jogos. Na próxima quarta-feira, a equipe gremista encara os bolivianos pela Libertadores. Villasanti desfalca o Grêmio nesta retomada, pois cumpre suspensão pela expulsão na vitória diante do Estudiantes.
A comissão técnica comanda os treinamentos no CT do Corinthians até dias 26, quando viaja para Curitiba. Depois os jogadores ficam no Paraná e treinam no CT do Coxa ou do Athletico-PR, ainda a definir.
INTERNACIONAL
Sem Beira-Rio e CT Parque Gigante, o Inter irá peregrinar na retomada dos jogos. Na jornada fora de Porto Alegre, serão três novos companheiros: estrada, ônibus e avião. O calendário reserva seis partidas em seis locais diferentes e 14.938 km por percorrer em 20 dias no cenário mais otimista.
O Colorado volta a campo na próxima terça-feira, 28 de maio, quando enfrenta o Belgrano pela Sul-Americana. A partida está marcada para a Arena Barueri, a 72 km de Itu, onde a equipe realiza intertemporada em um resort.
Após a partida, os gaúchos voltam ao hotel. Permanecerão lá até 31 de maio. O grupo de Eduardo Coudet então cumprirá o deslocamento de 55 km até Campinas, onde pegará um voo para enfrentar o Cuiabá no dia seguinte, na Arena Pantanal, pelo Brasileirão.
Três dias depois mede forças com o Real Tomayapo em Tarija. Só que os gaúchos voltarão ao resort paulista antes de duelar pela Sul-Americana. O que provocará novo deslocamento de 1.440 km entre a capital do Mato Grosso e Campinas para depois viajar à Bolívia. O trecho do interior de São Paulo ao interior boliviano é de 2.262 km.
Tarija é o último trecho que tem a logística definida. Direção e comissão técnica ainda estudam se permanecem mais um período em Itu ou se já retornam ao Rio Grande do Sul.
Caso a segunda opção seja escolhida, o Centro de Treinamentos Morada dos Quero-Queros, usado pela base, será sede enquanto o Parque Gigante passa por reformas.
O time sairia de Alvorada para subir à Serra e superar uma distância de 156 km. Em Caxias do Sul, o Inter receberá o Delfín pela Sul-Americana. Na sequência, volta e se prepara ao embate com o São Paulo. A partida ocorrerá em 13 de junho no Heriberto Hülse, em Criciúma, 273 km da base colorada.
O time pode decidir em cumprir tal trajeto de avião. Neste caso, sairia da Base Aérea em Canoas até o aeroporto de Jaguaruna, 306 km. Faltariam 48 km para fazer de ônibus até Criciúma.
No dia 16 de junho, o Inter pega o Vitória. A partida será no Barradão, em Salvador, distante 3.116 km do município da região metropolitana de Porto Alegre.
No caso de estender a residência em Itu, a distância total para enfrentar esta retomada seria ainda maior. Os gaúchos percorreriam 16.022 km.
Ou seja, o Inter, que completará um mês sem disputar uma partida oficial, terá o desgaste como novo adversário. Reina a expectativa em como será a resposta neste período sem casa. A direção projeta, em um cenário otimista, 60 dias afastado do Beira-Rio.
A distância a percorrer nesta retomada:
- Inter x Belgrano – 28/05 – Arena Barueri – 72 km de Itu
- Cuiabá x Inter – 01/06 – Arena Pantanal – 1.440 km de Campinas à Cuiabá – 55 km de Itu à Campinas
- Real Tomayapo x Inter – 04/06 – IV Centenário (Tarija) – 2.262 km de Campinas à Tarija – 55 km de Itu à Campinas
- Inter x Delfín – 08/06 – Alfredo Jaconi – 156 km de Alvorada à Caxias
- Inter x São Paulo – 13/06 – Heriberto Hülse – 273 km de Alvorada à Criciúma
- Vitória x Inter – 16/06 – Barradão – 3.116 km de Canoas à Salvador - 40 km de Alvorada à Canoas
* distâncias apenas de ida do deslocamento e aproximadas via terrestre
Comentários: