GRÊMIO
O Grêmio voltou a trabalhar após três dias de folga com uma pendência para resolver. A polêmica envolvendo a ida de Renato Portaluppi para o Rio de Janeiro logo após a derrota no Gre-Nal, sem conceder entrevista coletiva, foi encerrada. E com a situação contornada pelo presidente Alberto Guerra após reunião com o técnico. O clube olha para frente e mira a reta final do Brasileirão.
No treino da tarde de quinta-feira, na reapresentação do elenco, Renato apareceu ao lado de Guerra no gramado do CT Luiz Carvalho. Pouco antes da atividade, os dois tiveram uma reunião para "aparar arestas" a respeito do ocorrido no domingo, no Beira-Rio. O técnico segue normalmente no comando da equipe.
- Está tudo certo, zero a zero e bola ao centro - disse Guerra rapidamente ao deixar o CT.
Renato chegou a Porto Alegre pelas 14h30 e foi para o CT. Encontrou-se com Guerra em uma das salas do vestiário até a ida ao campo, pouco depois das 15h30. Ambos já haviam falado pelo telefone durante o período em que o treinador estava no Rio de Janeiro.
O episódio é tratado como passado. Havia até expectativa de que Renato pudesse se manifestar, mas isso não deve acontecer. A primeira manifestação do comandante gremista deverá ser mesmo após a próxima partida do time, na quarta-feira, contra o Athletico, na Arena.
O duelo, aliás, marcará a retomada do calendário depois de mais uma Data Fifa.O time tem programação de treinos até o compromisso de quarta. Ao menos mais quatro atividades ocorrerão para manter-se entre os primeiros colocados do certame nacional.
Bom retrospecto e vagas na Libertadores
O treinador está na disputa do oitavo Brasileiro pelo Grêmio à beira do campo. Nos sete anteriores, em seis levou o time às primeiras posições, com vaga na Libertadores. O único ano em que não ficou na zona de classificação foi em 2016, mas foi campeão da Copa do Brasil.
Na primeira e na última vez, até agora, o Grêmio disputou a fase prévia do ano seguinte. Em 2021, aliás, a eliminação para o Independiente del Valle, sem alcançar a fase de grupos, culminou na saída de Renato após quase cinco anos.
Atualmente, o time gaúcho é terceiro colocado no Brasileirão, com 44 pontos, 11 a menos que o líder Botafogo, a 12 rodadas do fim. Essa posição garante lugar nos grupos da Libertadores depois de quatro anos.
Neste fim da temporada, o Grêmio ainda sonha com o título, embora a tarefa tenha ficado mais complicada após a última rodada, com derrota no Gre-Nal e vitória do Botafogo, que se distanciou 11 pontos no topo da tabela.
Porém, uma vaga direta na Conmebol Libertadores sempre foi tratada como grande conquista em um ano de retorno à Série A. Se mantiver a escrita, Renato levará o Tricolor novamente para o torneio continental, como sempre fez no comando da equipe.
Retrospecto de Renato com o Grêmio no Brasileirão:
- 2010 - 4º lugar (63 pontos)*
- 2013 - 2º lugar (65 pontos)
- 2016 - 9º lugar (53 pontos)**
- 2017 - 4º lugar (62 pontos)***
- 2018 - 4º lugar (66 pontos)
- 2019 - 4º lugar (65 pontos)
- 2020 - 6º lugar (59 pontos)*
- * Classificado à pré-Libertadores
- ** Campeão da Copa do Brasil
- *** Campeão da Conmebol Libertadores
INTERNACIONAL
Já classificado às quartas de final da Conmebol Libertadores Feminina, o Inter goleou o Boca Juniors por 5 a 0 na noite desta quinta-feira, e avançou em primeiro lugar no Grupo D, com 100% de aproveitamento. As Gurias Coloradas fizeram quatro gols na etapa inicial e fecharam o atropelo no finzinho do segundo tempo. O resultado eliminou a equipe argentina.
Com o resultado, o Inter fechou o Grupo D da Libertadores em primeiro, com nove pontos. O adversário nas quartas será o Colo-Colo, no próximo domingo. Já o Boca ficou fora do mata-mata no saldo de gols. O América de Cali goleou o Nacional no outro jogo da chave e avançou em segundo e encara o Corinthians. Os duelos ainda não têm horário definido.
Comentários: