Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Hospital Regional de Toledo tem abertura programada para o dia 06 de outubro com atendimento 100% SUS

Na última semana o Ministério Público do Paraná (MPPR) enviou à Prefeitura uma recomendação de que o HRT tenha 100,00% dos seus atendimentos via SUS

Hospital Regional de Toledo tem abertura programada para o dia 06 de outubro com atendimento 100% SUS
toledonews
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A maior “novela” da história do município de Toledo parece estar nos seus últimos capítulos. O Hospital Regional de Toledo (HRT) tem a sua inauguração prevista para o dia 06 de outubro, às 09h00. A data já tinha sido exposta nos últimos dias e foi confirmada pela Prefeitura em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira, 12.

A coletiva de imprensa ocorreu no Gabinete do prefeito e contou com a presença do próprio, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB), do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt (União Brasil), do presidente da Câmara de Vereadores Dudu Barbosa (Republicanos), da secretária de Saúde Gabriela Kucharski e do diretor clínico do HRT Gustavo Elias, além de representantes do setor Jurídico da Prefeitura.

Na última semana o Ministério Público do Paraná (MPPR) enviou à Prefeitura uma recomendação de que o HRT tenha 100,00% dos seus atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), visto que a totalidade dos recursos para a construção da unidade e compra dos equipamentos foi oriunda de verba pública.

Neste sentido, o prefeito Beto Lunitti, afirmou que a unidade contará com o atendimento 100,00% SUS. “O edital de contratação da empresa que fará a gestão previa que 60,00% dos atendimentos fossem via SUS, a IDEAS, empresa que realizará a gestão ofereceu 85,00%, mas a recomendação do MPPR é de que esse atendimento seja 100,00% SUS. Então, dada a emergência da abertura do Hospital, optamos por acatar a decisão”, disse o gestor municipal.

Gustavo Elias, diretor do HRT e da IDEAS, entende que a mudança para 100,00% dos atendimentos via SUS demandará algumas alterações no modelo de gestão. “Estamos em conversas com a gestão municipal para prestarmos bons serviços, sem prejuízos para a comunidade. Teremos os melhores especialistas compondo o nosso time de profissionais qualificados”.

O prefeito Beto Lunitti, acredita que o ideal agora é discutir junto a Câmara de Vereadores e ao Jurídico da Prefeitura a melhor forma para contribuir para que a gestão seja 100,00% SUS. “Existe dentro deste contexto uma avaliação, mas a entidade filantrópica mantenedora do HRT entende que o atendimento deverá ser 100,00% público e agora os setores jurídicos já estão trabalhando para esta nova realidade. A Câmara de Vereadores também será chamada para anuir, ou não, o que for construído legalmente. A decisão, enquanto administração municipal, é que o Hospital atenda 100,00% SUS”, afirmou.

Durante a coletiva de imprensa, a secretária de Saúde Gabriela Kucharski lembrou da visita do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto ao HRT. A visita ocorreu no último domingo, 10, e Beto Preto se comprometeu a aumentar o número de Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs) para a 20ª Regional de Saúde de Toledo. A perspectiva é de que a Regional tenha ao menos mais 300 AIHs.

“A Regional de Saúde também incumbiu todos os municípios da sua área de abrangência que revisem a destinação de suas AIHs. Fizemos um levantamento e buscamos a média de atendimento de cada prestador cadastrado junto ao município e observamos o que poderíamos repactuar com o Hospital Regional. Tudo isso foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, um órgão deliberativo e que entendeu a necessidade desse ajuste. Com isso, chegamos a mais 217 AIHs para o HRT”, explicou a secretária.

Profissionais

O diretor clínico Gustavo Elias informou que o Instituto IDEAS trabalha com um Banco de Talentos e que várias entrevistas e um processo seletivo já foram realizados com profissionais de diversas áreas.

Os contratados começarão a ser chamados já a partir da próxima semana e os treinamentos serão realizados em breve. A intenção é de que até o dia 06 de outubro, data da abertura, todos os colaboradores já estejam contratados e aptos para atender a população.

O diretor disse que a intenção é de que o HRT atenda com vários médicos especialistas e que os profissionais estejam entre os mais capacitados de Toledo e região.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: toledonews
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!