Neste sábado (13), Itaipulândia sediou o III Encontro de Artesanato, a II Feira de Artesanato dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a I Feira de Artesanato de Itaipulândia.
O evento foi promovido pela Rede de Cooperação do Artesanato Lindeiro, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Administração Municipal de Itaipulândia, destacando a importância da cooperação regional e do artesanato sustentável.
Um dos pontos de destaque do encontro foi o lançamento do Concurso de Artesanato Lindeiro, uma iniciativa que envolve o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Adetur Cataratas e Caminhos, e Sebrae. O concurso visa incentivar a inovação e a criatividade na produção de artesanatos com identidade regional, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável.
A programação do evento contou com diversas atividades voltadas para o fortalecimento do artesanato. Houve uma apresentação sobre o trabalho com artesãos pelo Convênio Linha Ecológica, firmado entre Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros, a Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência, promovida pelo Sebrae, e uma palestra sobre "Inovação e Mídias Digitais: Como Melhorar a Utilização destas Ferramentas para Venda do Artesanato", com Everton Garboça.
Interação regional e mercado
A prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, destacou os produtos artesanais e a importância da sustentabilidade. “São produtos que talvez não tinham mais outro destino, algo que iria para o lixo, então nossos artesãos e artesãs, reaproveitando esse material, pensando na sustentabilidade, e são tantas coisas aqui, realmente um evento espetacular”, ressaltou.
A gerente de Turismo Sustentável do PTI, Silvana Gomes, falou sobre o concurso para a capacitação e desenvolvimento dos artesãos. “O concurso vem nesse contexto de trabalho que Lindeiros e Itaipu já desenvolvem com os artesãos na região e a gente entende que ele é uma oportunidade de capacitar melhor a atuação dos artesãos e também desenvolver novos produtos que representem e identifiquem nossa região”, comentou. “Eles desenvolverão seus trabalhos e terão a oportunidade de concorrer, demonstrar e conhecer canais de comercialização. Os melhores serão premiados”, complementou.
O III Encontro da Rede de Artesanato dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu reafirmou o compromisso das entidades envolvidas com a valorização do artesanato regional e o desenvolvimento sustentável, proporcionando aos artesãos a oportunidade de expandir seus conhecimentos e mercados.