Um total de 33.403 candidatos realizaram neste domingo a prova da primeira fase do Vestibular 2023 da Universidade Federal do Paraná. O percentual de ausentes – que nos dois últimos concursos, durante a pandemia de Covid-19, chegou de 41,6% (2021) e 29,32% (2022) – voltou ao patamar histórico, e foi de 12,30%. Isso significa que, dos 38.087 inscritos, 4.684 não compareceram para fazer a prova.
O gabarito provisório será divulgado ainda neste domingo (23/10), a partir das 22 horas, no site do Núcleo de Concursos da UFPR. Os candidatos terão prazo até as 11h59 do dia 26 de outubro para apresentar eventuais questionamentos sobre o gabarito, o que deve ser feito em formulário específico no mesmo site.
A prova foi aplicada em 11 cidades – Curitiba, Londrina, Joinville (SC), Cascavel, Maringá, Toledo, Guarapuava, Palotina, Paranaguá, Matinhos e Jandaia do Sul – e transcorreu em clima de tranquilidade. Foram 90 questões objetivas. É a primeira vez que a UFPR aplica a prova nesse número de cidades, incluindo uma fora do Paraná (Joinville). No ano passado foram 6 cidades.
O resultado da primeira fase do vestibular será divulgado no dia 14 de novembro. As provas da segunda fase acontecem nos dias 4 e 5 de dezembro. O processo voltou a ser em duas fases nesta edição, depois de duas edições em fase única, por causa da pandemia de Covid-19.
6,2% mais inscritos
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, esteve no Centro Politécnico, em Curitiba – o maior entre os 21 locais de prova – e passou em uma das salas pouco antes do início da prova para desejar boa sorte aos candidatos.
Em entrevista à imprensa, ele destacou o fato de o vestibular da UFPR ter aumentado em 6,2% o número de inscrições nesta edição, em relação à anterior. “Esta é uma boa notícia, num momento em que boa parte das universidades, e também o Enem, observam queda nas inscrições. A UFPR espera os novos calouros de braços abertos, em março do próximo ano”, afirmou.
Este ano a UFPR oferta para o vestibular 5.291 vagas, em 124 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná, que têm 2.993 inscritos.