INTERNACIONAL
Rafael Borré, enfim, é jogador do Inter. O clube gaúcho oficializou a contratação do colombiano na manhã desta quarta-feira. O atacante de 28 anos assinou até dezembro de 2028. Resta saber quando ele se apresentará no Beira-Rio.
O Colorado já tinha um acordo com o atacante e o Eintracht Frankfurt, detentor dos direitos do jogador. O clube gaúcho adquiriu 80%, mas ainda precisa do aval do Werder Bremen para a liberação antecipada. O também time alemão tem o jogador sob empréstimo até o meio do ano.
A situação com o Bremen ainda está indefinida. O clube gaúcho, na nota oficial, disse que a transferência ocorrerá até 10 de julho, data limite "após o cumprimento de procedimentos prévios".
A situação caminhava tão bem entre Borré , Inter e Frankfurt que os parentes do colombiano já começaram a seguir o perfil do Inter nas redes sociais. Um indício que faltava pouco para a mudança de ares.
Borré segue emprestado ao Bremen. O jogador de 28 anos disputou 14 jogos e marcou quatro vezes. Pela seleção colombiana, Borré já vestiu a camisa em 30 jogos, tendo balançado as redes em cinco oportunidades.
Antes do anúncio, o Inter, através de suas redes sociais, começou a dar indícios da contratação. Brincou com os torcedores sobre teorias criadas pelos fãs. Ainda colocou um café, principal produto da Colômbia, como outra pista.
No Beira-Rio, o colombiano terá como parceiros e rivais pelas duas vagas do ataque Enner Valencia, principal contratação da última temporada, e Lucas Alario. O argentino foi companheiro do camisa 19 no Frankfurt.
Assim como Alario, Borré é um sonho antigo do Inter. Ainda no ano passado, o presidente Alessandro Barcellos tentou a contratação. Chegou a vê-lo em campo na Alemanha e tentou tirá-lo do Frankfurt, mas sem sucesso à época. Na ocasião, o dirigente fechou com Valencia, que desembarcou no Beira-Rio em junho.
Além da dupla de atacantes, o Inter segue ativo no mercado. A direção também está próxima de anunciar o volante Thiago Maia. Antes de Borré, os gaúchos anunciaram o goleiro Ivan, do Corinthians, o zagueiro Robert Renan, do Zenit, o meia Hyoran e o centroavante Lucas Alario.
Ficha técnica:
- Nome: Rafael Santos Borré
- Data de nascimento: 15/09/1995 (28 anos)
- Local de nascimento: Barranquilla (Colômbia)
- Altura: 1,74m
- Clubes anteriores: Deportivo Cali-COL (2013), Atlético de Madrid-ESP (2017), Villareal-ESP (2017), River Plate-ARG (2018), Eintracht Frankfurt-ALE (2021), Werder Bremen-ALE (2023)
- Títulos: Supercopa da Colômbia (2013), Liga da Colômbia (2015), Copa da Argentina (2016), Supercopa Argentina (2017), Copa da Argentina (2018), Copa Libertadores (2018), Recopa Sul-Americana (2019), Supercopa Argentina (2019) e Liga Europa (2021)
GRÊMIO
Faltam dois dias para a estreia do Grêmio no Campeonato Gaúcho. O técnico Renato Portaluppi, claro, já mostrou as primeiras ideias para o time para 2024. Na frente, a tentativa de uma redenção de João Pedro Galvão e um dos reforços. Lá atrás, o novo camisa 1 e aposta na juventude.
No próximo sábado, o Tricolor estreia no Gauchão contra o Caxias, no Estádio Centenário. Para este início de estadual, a base do time titular é a mesma do ano passado, com apenas dois reforços.
A pré-temporada começou no dia 8 de janeiro e, durante este período, a equipe gremista foi testada apenas uma vez. Na terça-feira, o Grêmio encarou o Sindicato dos Atletas, no CT Luiz Carvalho. As imagens da vitória revelam um esboço de escalação.
A ideia é retomar a formação de preferência do Renato: 4-2-3-1. O treinador tentou fazer isso em 2023, mas por conta das carências do elenco, mais de uma vez precisou redesenhar o time e usou diferentes esquemas.
Um possível Grêmio para iniciar o ano tem: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Galdino, Soteldo e João Pedro Galvão
No gol, a primeira novidade. Marchesín chega para ser o titular da temporada. A zaga pode ter modificações até o duelo com o Caxias. Apesar de Ely e Gustavo terem iniciado o jogo-treino, Kannemann, Geromel e Uvini também entraram ao longo da movimentação. O argentino havia deixado o treino de domingo mais cedo.
No entanto, o jovem zagueiro é uma das apostas da direção para 2024 e a tendência é que tenha mais espaço na equipe. Por conta do calendário cheio, é possível que Renato dê mais rodagem ao elenco, para não esgotar os jogadores fisicamente quando iniciar a Libertadores, em abril.
No meio, nenhuma novidade. Villasanti, Pepê e Cristaldo seguem como titulares. Mais na frente, Galdino tem a confiança do treinador, terminou bem a temporada passada e pode continuar.
Soteldo é a grande diferença. O venezuelano deve começar a temporada no lado esquerdo do ataque, onde Ferreira costumava atuar. O jogador é um sonho antigo de Renato e tem as características que o departamento de futebol buscava desde o ano passado.
Na referência do ataque, a tentativa de redenção. Enquanto não chega o camisa 9 de peso, a comissão técnica deve apostar na recuperação de JP Galvão. O atacante fez dois gols no jogo-treino e a direção acredita que o jogador possa recuperar o bom futebol da época de Cagliari.
A delegação gremista viaja para Caxias do Sul no início da tarde de sexta-feira, na véspera da estreia. No sábado, a partir das 16h30, o Grêmio visita o time grená pela abertura do Campeonato Gaúcho em busca do heptacampeonato.
Comentários: