INTERNACIONAL
O Juventude é o primeiro finalista do Campeonato Gaúcho 2024. O time alviverde empatou com o Inter em 1 a 1 na noite desta segunda-feira, no Beira-Rio, e avançou à decisão nos pênaltis, por 6 a 5. Zé Marcos abriu o placar no primeiro tempo, mas Renê empatou na etapa final. Nas penalidades, já nas cobranças alternadas, Robert Renan tentou uma cavadinha e parou em Gabriel. Kelvi bateu na sequência e classificou o Ju.
Finalista, o Juventude volta a decidir o Gauchão após oito anos. Em 2016, a equipe ficou com o vice contra o próprio Inter. Na história, o Papo tem um título, conquistado em 1998.
O Juventude teve as primeiras movimentações no ataque, com marcação alta na defesa colorada. A primeira bola a gol, porém, foi do Inter, em chute de Renê com desvio, aos três minutos. Já perto dos nove, Bruno Henrique arriscou de longe e mandou por cima. Três minutos depois, Wanderson completou cruzamento da direita, mas Gabriel espalmou para fora. Aos 16, a melhor chance até então foi do Ju. Caíque acionou Edson Carioca, com espaço pela esquerda. O chute do atacante venceu Rochet, mas bateu na trave e Vitão salvou em cima da linha. Quase aos 22, o canhoto Alan Ruschel bateu de pé direito para obrigar Rochet a trabalhar. A resposta do Inter foi com Lucca, no minuto seguinte, para defesa firme de Gabriel. Aos 30, o gol alviverde. Ruschel cobrou escanteio e Zé Marcos ganhou de Vitão pelo alto e cabeceou para as redes.
O Inter voltou do intervalo com mudança, com a entrada de Enner Valencia no lugar de Bruno Henrique. Só que o time encontrava um rival fechado na defesa. Por outro lado, o Juventude assustou aos sete, em chute cruzado de Gilberto pertinho do canto direito de Rochet. Dois minutos depois, o empate colorado. Em jogada ensaiada em cobrança de falta, Aránguiz cruzou para Renê tocar de cabeça e vencer Gabriel. Logo em seguida, Mauricio perdeu grande chance, livre dentro da área, em chute isolado. Bustos tentou de longe, em chute forte defendido pelo goleiro alviverde. Após isso, o jogo caiu em qualidade, incluindo uma confusão. Próximo dos 30, Mauricio se enroscou com Nenê. A princípio, os dois receberam cartão amarelo, mas o árbitro Anderson Daronco foi ao VAR e expulsou o meia colorado, que acertou um chute no adversário. Aos 37, a melhor chance do Juventude no segundo tempo. Rildo avançou pela esquerda e bateu para defesa de Rochet.
Na decisão por pênaltis, o Inter abriu 2 a 1 nas primeiras três cobranças, até Alan Ruschel parar em Rochet. Mercado acertou o travessão, e Rildo deixou tudo igual. Nas primeiras cinco cobranças, empate em 4 a 4. Após Bruno Gomes e Kleiton converterem, Robert Renan tentou bater de cavadinha, mas o chute saiu fraco, e Gabriel teve tempo de se recuperar no lance e fazer a defesa fácil. Por fim, Kelvi bateu forte para vencer Rochet e colocar o Juventude na final do Gauchão.
No próximo sábado, o Juventude inicia a decisão do Campeonato Gaúcho, diante de Grêmio ou Caixas, que fazem o jogo de volta da semifinal nesta terça-feira. Por ter a pior campanha, o Alviverde fará o duelo de ida da final em casa. Já o Inter, eliminado, volta a jogar na outra terça-feira, dia 2 de abril, na estreia da Copa Sul-Americana. O time visita o Belgrano, na Argentina, às 19h.
GRÊMIO
Grêmio e Caxias entram em campo nesta terça-feira, às 21h, na Arena, em Porto Alegre, em jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho. A partida terá transmissão do Premiere e acompanhamento em tempo real pelo ge (clique aqui).
Os donos da casa tentam chegar em mais uma final para buscar o heptacampeonato gaúcho. No estádio Centenário, o Grêmio venceu por 2 a 1 e nesta noite pode até empatar que avança para a decisão.
O Caxias tem uma missão difícil. Precisa vencer o Tricolor, fora de casa, por dois gols de diferença ou mais para conseguir a vaga na final no tempo normal. Se conquistar uma vitória simples, leva para os pênaltis.
Onde assistir
- Transmissão: Premiere para todo o Brasil.
- Tempo real: o ge acompanha lance a lance (clique aqui).
Escalações prováveis
Grêmio - técnico: Renato Portaluppi
Nesta segunda-feira o técnico recebeu um reforço importante. Villasanti seria desfalque por estar com a seleção paraguaia, mas retornou após o amistoso com a Rússia ser cancelado. O volante deve ir a campo e Renato pode repetir a escalação pelo terceiro jogo seguido. O zagueiro Pedro Geromel deve ser desfalque de última hora, com desconforto muscular.
Provável escalação: Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê, Cristaldo, Pavon e Gustavo Nunes; Diego Costa
Quem está fora: Carballo, Cuiabano, Mila, Jhonata Robert, Soteldo, Reinaldo e Bruno Uvini (departamento médico).
Pendurados: não tem.
Caxias - técnico: Argel Fuchs
Para o jogo da volta, Argel poderá contar com uma das referências técnicas da equipe, Dudu Mandai. O lateral-esquerdo sofreu uma torção no tornozelo durante o primeiro jogo da semifinal, mas se recuperou a tempo. A única dúvida na equipe fica em relação ao companheiro de zaga de Cézar Henrique. Denílson disputa com Jean Pierre, que voltou aos relacionados após se recuperar de um desconforto no joelho.
Provável escalação: Fabian Volpi; Marcelo, Denílson (Jean Pierre), Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba, Elyeser, Emerson Martins e Tomas Bastos; Vitor Feijão e Gabriel Silva.
Quem está fora: Victor Golas (lesionado).
Pendurados: Marcelo e Pedro Cuiabá.
Arbitragem
- Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima
- Assistente 1: Mauricio Coelho Silva Penna
- Assistente 2: Otavio Legramanti
- VAR: Daniel Nobre Bins
- Quarto árbitro: Eduardo Fernandes Bastos
Comentários: