É dia de clássico Gre-Nal decisivo em Porto Alegre. As Gurias Coloradas e Gremistas se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h, no Beira-Rio, pelo primeiro jogo das finais do Gauchão Feminino. O Inter quer voltar a conquistar o título estadual depois de quase dois anos, enquanto o Grêmio busca o bi. A partida terá transmissão ao vivo e de graça do ge (clique aqui para acompanhar).
O Inter construiu uma campanha sólida no torneio. Na fase classificatória, ganhou quatro dos cinco jogos - a única derrota foi para o Grêmio - e passou com sobras pelo Juventude nas semifinais. O time do técnico Lucas Piccinato vem embalado pelo bom rendimento na Libertadores.
O Tricolor também venceu quatro dos cinco jogos - o único revés foi para o Ju - e eliminou o Brasil de Farroupilha na etapa anterior. A equipe do técnico Marcelo Frigério tem o melhor ataque da competição (35 gols pró) e a melhor defesa (quatro sofridos).
Desde que o futebol feminino foi reativado nos clubes, a dupla Gre-Nal é soberana em âmbito estadual. Quatro títulos ficaram no Beira-Rio e dois na Arena. O Grêmio é o atual campeão, com direito a goleada por 4 a 1 na última final. O título mais recente do Inter foi em 2021.
Os dois times vão para o 19º clássico desde 2017. O Colorado tem mais vitórias no período, mas o Grêmio ostenta uma invencibilidade de cinco jogos. A última derrota gremista foi em junho do ano passado, pelo Brasileirão.
Retrospecto Gre-Nal desde 2017
- 18 jogos
- 8 vitórias do Inter
- 4 vitórias do Grêmio
- 6 empates
Inter: Mayara; Capelinha, Bruna Benítes, Isa Haas e Eskerdinha; Analuyza, Djeni e Letícia Monteiro; Tamara Bolt, Belén Aquino e Priscila - técnico: Lucas Piccinato.
Grêmio: Vivi; Shashá, Pati Maldaner, Mônica Ramos e Raíssa Bahia; Jessica Peña, Karla Alves e Rafa Levis; Caty, Dani Barão e Raquel Fernandes - técnico Marcelo Frigério.
O que dizem os treinadores
- Lucas Piccinato, técnico do Inter
– O foco tem sido nas estratégias do jogo. Trabalho bem voltado na parte tática e, principalmente, na parte mental. Jogo de 180 minutos. Uma partida com pouco mais de conforto de jogar com o torcedor e uma com desconforto por jogar com torcida contra. A gente vem conversando sobre todos os detalhes. A gente toca na parte técnica e física, mas, por se tratar de um fim de temporada, o mais importante será a estratégia e como a equipe vai encarar cada momento do jogo. O time está preparado para fazer dois bons jogos e merecer ser campeão.
- Marcelo Frigério, técnico do Grêmio
– Preparação muito boa, todo mundo concentrado e confiante. Vai ser um jogo muito difícil, mas as meninas estão até mais acostumadas do que eu com o Gre-Nal. Sinto um ambiente de confiança. Elas sabem jogar essa partida. Não vamos mudar aquilo que estamos acostumados a fazer. Eu gosto de uma equipe que toca a bola, com jogo apoiado e de aproximação. São dois tempos e temos que saber administrar bem e chegar vivo na Arena. Fazer um jogo de equilíbrio para poder decidir em casa.
- Árbitro: Marcello Ignacio Domingues Neto
- Assistentes: Maira Mastella Moreira e Giovanni de Paula Medeiros
- Quarto árbitro: Gabriel Camargo Moreira
FONTE/CRÉDITOS: GE