INTERNACIONAL
A espinha dorsal "de Libertadores" que levou o Inter às semifinais, formada por Rochet, Aránguiz e Valencia, não estará à disposição para a retomada do Brasileirão, na quarta-feira. Para voltar a vencer depois de 10 rodadas, o técnico Eduardo Coudet apostará nas reposições e colocará a força do grupo à prova.
Os três são titulares de suas seleções e voltam a campo nesta terça pelas Eliminatórias. Por consequência, não enfrentam o São Paulo, no Beira-Rio, pela 23ª rodada. A qualidade e a experiência do trio foram determinantes para o crescimento do time no torneio continental.
Curiosamente, não conseguiram levar o Inter às vitórias nos pontos corridos. Rochet, Aránguiz e Valencia iniciaram entre os 11 nos empates com Bragantino e Goiás e nas derrotas para Cuiabá e Botafogo. O equatoriano, por exemplo, ainda não marcou gols em âmbito nacional.
A má fase no campeonato perdura desde os tempos de Mano Menezes, demitido em 17 de julho. A equipe segue sem vencer sob comando de Coudet e completou três meses sem triunfar no Beira-Rio pelo Brasileirão. A sequência ruim levou o time da 6ª para a 14ª colocação.
Ainda há outros desfalques para quarta. Vitão, em transição física após lesão muscular, Pedro Henrique, em recuperação de fratura no braço esquerdo, e Luiz Adriano, suspenso. Johnny, com dores no tornozelo direito, voltou a correr e ainda é dúvida. Mauricio, por outro lado, volta.
Será necessário confiar nas peças do elenco. Keiller, de boa atuação recente contra o Flamengo, deve assumir a meta. Mallo ganha sequência como zagueiro ao lado de Mercado. Gabriel e Bruno Henrique formam a dupla de volantes, enquanto Lucca assume o comando de ataque.
O provável Inter para a retomada do Brasileirão tem: Keiller; Bustos, Mallo, Mercado e Renê; Gabriel, Bruno Henrique, Mauricio, Alan Patrick e Wanderson; Lucca.
Apesar das ausências, Coudet terá um time experiente para tentar encerrar o incômodo jejum, que levou o Inter a flertar com o Z-4. A média de idade da provável formação é de quase 29 anos. Seis dos 11 têm 30 ou mais.
Em caso de vitória e tropeços de Corinthians, Cruzeiro e Cuiabá, o Inter chegará a 29 pontos e pulará para a 10ª posição, afastando provisoriamente a preocupação com a zona do rebaixamento. No momento, a diferença para o Santos, 17º, é de cinco pontos.
A comissão técnica comandará o oitavo e último treino no período da data Fifa na tarde desta terça, no CT Parque Gigante, com portões fechados. A atividade confirmará os titulares e servirá para os ajustes derradeiros.
GRÊMIO
O técnico Renato Portaluppi começou a montar o time do Grêmio que entrará em campo contra o Bragantino, na quinta-feira, na volta da data Fifa. Porém, para bater o martelo, o treinador vai aguardar a volta dos volantes convocados para montar o meio-campo, setor mais afetado. Villasanti e Carballo estarão com o grupo em Atibaia, mas não têm presença garantida.
Os dois estão com suas respectivas seleções. Ambos jogam nesta terça-feira, pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. A seleção do Paraguai encara a Venezuela, às 19h, e o Uruguai recebe o Equador, às 18h.
A dupla viaja direto para Atibaia e aguarda a delegação no resort onde o clube ficará hospedado até a próxima semana. Antes do jogo de quinta, não vão conseguir treinar com a equipe gremista, pois a última atividade prévia ao duelo com o Bragantino será na manhã de quarta, em Porto Alegre.
Villasanti é considerado titular da seleção paraguaia. Com isso, é provável que o volante se reapresente com um desgaste maior em comparação com o parceiro uruguaio. Na primeira rodada das Eliminatórias, Carballo entrou aos 41 minutos do segundo tempo na vitória sobre o Chile.
Assim, Renato vai aguardar o reencontro com os meias para saber a condição física dos dois. A tendência é que pelo menos o uruguaio tenha condições de ser titular. Além dos estrangeiros, a presença de Bitello para essa partida é uma incógnita.
O jogador tem uma proposta do Dínamo Moscou, da Rússia, e o Grêmio já acenou de maneira positiva. Porém, o negócio precisa ser concretizado até quinta-feira. Se for levado adiante e o meia se transferir, obviamente ficará fora do jogo contra o Bragantino.
A tendência é que seja mantido o tripé de volantes que atuou nos últimos jogos, mas com a ressalva dos gringos que ainda vão atuar na terça. As opções imediatas para a mesma posição são Mila, Ronald e até mesmo Nathan, que já fez esta função em treino coletivo.
As outras alternativas mudariam o esquema que o técnico tem utilizado. Por exemplo, usar Ferreira, Galdino ou Luan no time titular. Porém, independentemente do nome escolhido, a formação seria diferente.
Grêmio e Bragantino se enfrentam nesta quinta-feira, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 21h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O Tricolor é terceiro colocado, com 39 pontos.