Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Inter vence Juventude de virada; Como Monsalve pode ser titular no Grêmio

Confira as principais informações de Grêmio e Internacional nesta quinta-feira (15)

Inter vence Juventude de virada; Como Monsalve pode ser titular no Grêmio
Thiago Maia comemora gol do Internacional contra o Juventude (Foto: Ricardo Duarte / Internacional)
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

INTERNACIONAL

O Inter enfim voltou a vencer na noite desta quarta-feira. O enredo do 2 a 1 sobre o Juventude no Beira-Rio parecia mais do mesmo da fase ruim, mas o Colorado superou um pênalti perdido por Enner Valencia e o gol marcado por Nenê no fim do primeiro tempo. Na etapa final, com gols de Thiago Maia e do estreante Bruno Tabata, em rebote de outro pênalti defendido por Gabriel, o Inter ganhou a primeira sob o comando de Roger Machado e encerrou a série de 12 partidas sem vitória. A partida foi válida pela 6ª rodada do Brasileirão e foi adiada pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul.

Como fica

Com a vitória, o Inter vai aos 25 pontos, sobe três posições e é o 12º colocado do Brasileirão. Já o Juventude permanece com 25 pontos, mas caiu para a 13ª posição.

Primeiro tempo

O início de jogo foi morno. Cada time perdeu um titular antes dos 15. Wesley levou a pior em dividida com o goleiro Gabriel e deu lugar a Gustavo Prado. Ewerthon sofreu um problema muscular e foi substituído por Inocêncio. O Inter dificultou a saída de bola do Juventude. O time de Roger chegou com certo perigo nos arremates de Valencia e Gustavo Prado. O estreante Bruno Tabata, aos 23, foi acionado na área e sofreu pênalti. Enner bateu rasteiro e no canto direito, mas Gabriel fez a defesa. A equipe de Jair Ventura começou a sair de trás e ganhar terreno. Erick exigiu defesa de Rochet. A resposta veio em arremate de Bruno Tabata. Já no período de acréscimo, aos 48, o Ju chegou ao gol em contra-ataque de cartilha. Inocêncio recebeu de Jadson e cruzou na medida para Nenê abrir o placar.

Segundo tempo

O Inter voltou com Alario no lugar de Valencia e teve a iniciativa das ações. Bernabei, aos dois minutos, recebeu belo passe de Thiago Maia e bateu cruzado. Gabriel espalmou. Aos 10, Tabata cruzou na área, Gustavo Prado desviou de cabeça, mas o goleiro deu um tapa na bola. A marcação alta do time de Roger rendeu frutos. Lucas Barbosa enfeitou na própria área e foi desarmado. Thiago Maia deu o carrinho, roubou e bateu na saída do goleiro para empatar o jogo. O Juventude reequilibrou e conseguiu arrefecer o ímpeto colorado por alguns minutos. O Colorado insistiu e numa tentativa de pressão conseguiu um novo pênalti, após a bola bater no braço de Alan Ruschel. Bruno Tabata bateu, o goleiro defendeu de novo, mas o meia aproveitou o rebote para virar o jogo no Beira-Rio. A equipe de Jair Ventura não teve forças para reagir. O Colorado desperdiçou chances para ampliar.

Primeira vitória com Roger e fim do jejum

O Inter encerrou uma série de 12 partidas sem vencer na temporada. A última vitória colorada havia sido há 53 dias, sobre o rival Grêmio, no Gre-Nal disputado no Couto Pereira no dia 22 de junho. Além disso, significa a primeira vitória dentro do Beira-Rio depois da volta para casa após as enchentes. Eram seis jogos sem vencer no estádio.

Deste período, essa foi a sexta partida sob o comando de Roger Machado, buscado justamente no Juventude depois da eliminação na Copa do Brasil. O técnico tinha uma derrota, para o Botafogo, e quatro empates (Rosario Central, Bahia, Palmeiras e Athletico) no cargo, além da queda na Sul-Americana.

Valencia para em Gabriel de novo

O Inter teve a chance de abrir o placar aos 26 minutos do primeiro tempo em cobrança de pênalti. Enner Valencia foi para a cobrança e parou no goleiro Gabriel, que pulou no canto direito para fazer a defesa. O embate entre o centroavante e o goleiro não é o primeiro com vantagem para o jogador do Ju. Na eliminação colorada na Copa do Brasil, Gabriel defendeu cobrança do atacante, mas a arbitragem mandou repetir a batida por uma invasão na área. Valencia, então, converteu a penalidade. No ano passado, na derrota do Inter para o Coritiba, Valencia havia parado em Gabriel também, mas aproveitou o rebote para descontar. O equatoriano recebeu vaias e foi sacado no intervalo.

Agenda

O Inter volta a jogar no próximo domingo, às 16h, contra o Atlético-GO, no Antônio Accioly. Já o Juventude enfrenta o Athletico na Ligga Arena às 18h30 do mesmo dia.

 

GRÊMIO

O meia Monsalve participou de três jogos pelo Grêmio e já criou uma "dor de cabeça boa" para o técnico Renato Portaluppi. O colombiano surpreendeu nas chances que recebeu e se credencia a disputar uma vaga no time titular. O jovem de 20 anos diz que pode jogar ao lado de Cristaldo e se coloca à disposição para atuar nos lados do campo. O comandante freia a euforia e cita a questão tática como empecilho.

O meia caiu nas graças da torcida depois de 166 minutos disputados com a camisa tricolor. Foi titular contra Athletico e Cuiabá pelo Brasileirão e marcou um gol e deu uma assistência. Coincidência ou não, a virada sobre o Flu iniciou a partir do ingresso do garoto no lugar de Cristaldo aos 18 minutos da etapa final.

São dois os cenários possíveis para Renato encaixá-lo na equipe. O mais provável seria no lugar de Pavon, que foi substituído em nove dos últimos 10 jogos. Entraria na equipe como um meia-ponta, função que exerceu nos tempos de Independiente Medellín, e ao lado do camisa 10 argentino.

– Creio que todos os jogadores bons podem jogar juntos, mas é uma decisão do técnico. O grupo está muito bem e tranquilo. Quem joga entra para contribuir. É o que se faz nos grandes grupos. Todos se sentem motivados – disse Monsalve na zona mista do Couto Pereira.

– Sim (marco o lateral). Na Colômbia, pude jogar algumas vezes por fora. Minha posição natural é de meia ofensivo, de 10, mas também é uma função que conheço e posso fazer. A maioria das posições do meio para a frente já fiz – acrescentou o meia.

Outra possibilidade, remota a curto prazo, seria a entrada do colombiano na vaga do próprio Cristaldo, que goza de prestígio no ambiente gremista e é considerado um dos principais jogadores do grupo. O camisa 10 é o artilheiro isolado na temporada, com 10 gols.

As chances de substituir Soteldo ou Braithwaite são praticamente nulas. O venezuelano tem sido a peça desequilibrante do time, já o centroavante preenche características essenciais para o modelo de jogo de Renato.Portaluppi admite estar admirado com o desempenho de Monsalve, mas adota cautela para administrar a situação. O treinador afirma ter preocupações táticas - uma delas, marcar o lateral adversário.

– Quanto ao Miguel (Monsalve) e ao Franco (Cristaldo) pode ser que aconteça. Eu vejo a parte tática que vocês não enxergam. Eu sou pago para pensar. Eu tenho que pensar a parte tática também – declarou Renato.

A presença do colombiano entre os titulares para jogo de volta da Conmebol Libertadores, contra o Fluminense, no Maracanã, é improvável. Em contrapartida, se torna uma alternativa para o segundo tempo.

Entretanto, uma nova oportunidade se avizinha para Monsalve e outros jogadores. O Grêmio apostará novamente em uma formação alternativa para a rodada do Brasileirão. O duelo será contra o Bahia, às 16h de sábado, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O Tricolor venceu quatro dos últimos cinco na competição de pontos corridos e chega embalado para a 23ª rodada. Ocupa no momento a 14ª colocação, com 24 pontos, três à frente da zona do rebaixamento.

 

Monsalve se destaca em pouco tempo de Grêmio e já entra na briga por titularidade no meio-campo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Monsalve se destaca em pouco tempo de Grêmio e já entra na briga por titularidade no meio-campo — Foto: Lucas

FONTE/CRÉDITOS: ge
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!