Itaipu Binacional acionou, nessa quarta-feira (15), sua Comissão Especial de Cheias (CEC) para monitorar a situação hidrológica do Rio Paraná, no trecho localizado abaixo da usina – entre Foz do Iguaçu, Hernandarias, Ciudad del Este e Presidente Franco –, em razão das chuvas recentes e da previsão de novas precipitações.
De acordo com Itaipu, cujo vertedouro permanece aberto para escoar o excedente de água no reservatório, “as previsões meteorológicas atualizadas indicam chuvas intensas nos próximos dias sobre a área de influência da usina, assim como na bacia do Rio Iguaçu, a jusante da barragem. A estimativa de vazões para o reservatório da Itaipu está na ordem de 18.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), o que representa 60% acima da média histórica”.
“Assim, para os próximos dias, são esperados aumentos nos níveis do Rio Paraná a jusante da barragem, com possibilidade de afetar infraestruturas e moradias no bairro San Rafael, em Ciudad del Este, no Paraguai, a partir desta sexta-feira (17)”, informa a binacional, complementando que, no lado brasileiro, não são esperados danos nas áreas baixas localizadas junto à barranca do rio em Foz do Iguaçu.
A situação poderá ser monitorada, diariamente, no Boletim Hidrológico publicado por Itaipu em português e espanhol (clique aqui para ter acesso). Já para acompanhar a situação dos rios na Bacia Hidrográfica do Iguaçu, no site da Companhia Paranaense de Energia (Copel), clique aqui.