Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Itaipu aciona Comissão de Cheias para monitorar aumento do Rio Paraná

Segundo a binacional, elevação do nível do Paranazão tem potencial para inundar áreas no entorno da Ponte da Amizade

Itaipu aciona Comissão de Cheias para monitorar aumento do Rio Paraná
h2foz
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Itaipu Binacional acionou, nessa quarta-feira (15), sua Comissão Especial de Cheias (CEC) para monitorar a situação hidrológica do Rio Paraná, no trecho localizado abaixo da usina – entre Foz do Iguaçu, Hernandarias, Ciudad del Este e Presidente Franco –, em razão das chuvas recentes e da previsão de novas precipitações.

De acordo com Itaipu, cujo vertedouro permanece aberto para escoar o excedente de água no reservatório, “as previsões meteorológicas atualizadas indicam chuvas intensas nos próximos dias sobre a área de influência da usina, assim como na bacia do Rio Iguaçu, a jusante da barragem. A estimativa de vazões para o reservatório da Itaipu está na ordem de 18.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), o que representa 60% acima da média histórica”.

“Assim, para os próximos dias, são esperados aumentos nos níveis do Rio Paraná a jusante da barragem, com possibilidade de afetar infraestruturas e moradias no bairro San Rafael, em Ciudad del Este, no Paraguai, a partir desta sexta-feira (17)”, informa a binacional, complementando que, no lado brasileiro, não são esperados danos nas áreas baixas localizadas junto à barranca do rio em Foz do Iguaçu.

A situação poderá ser monitorada, diariamente, no Boletim Hidrológico publicado por Itaipu em português e espanhol (clique aqui para ter acesso). Já para acompanhar a situação dos rios na Bacia Hidrográfica do Iguaçu, no site da Companhia Paranaense de Energia (Copel), clique aqui.

FONTE/CRÉDITOS: h2foz

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!