O julgamento do Agente Penal Jorge Guaranho, responsável pela morte do Guarda Municipal Marcelo Arruda, vai acontecer no dia 7 de dezembro deste ano. A data foi definida pelo Juiz Hugo Michelini Júnior, responsável pelo caso. O sorteio para a definição dos jurados ocorre às 14h do dia 20 de novembro, de maneira virtual.
Arruda foi morto no dia 9 de julho de 2022, enquanto comemorava seu aniversário com o tema do Partido dos Trabalhadores e o Presidente Lula. De acordo com o Ministério Público do Paraná, o assassinato teve motivação política, pois Guaranho era bolsonarista e teria ido até o local para questionar a temática da festa.
"Verifico que o presente feito atendeu durante o seu trâmite às exigências legais, apresentando todos os pressupostos processuais e condições gerais e específicas da ação penal. Por essa razão, saneado está o feito. Entendo que o processo está pronto para julgamento", argumentou o juiz.
Em nota, a defesa de Guaranho considerou importante que o julgamento pelo Tribunal do Júri ocorra logo para que o policial "possa provar a sua inocência" e reparar a "injusta" prisão.
Por outro lado, os advogados que representam a família de Arruda afirmaram que buscam "integral reparação do mal causado. "Que casos como este não mais se repitam, com a realização da mais pedagógica Justiça. A família aguarda uma atuação serena, técnica e equilibrada do Ministério Público, de comportamento irrepreensível" defenderam.
Comentários: