A Rede de Esportes dos Lindeiros promoveu reunião nesta terça-feira (24), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu para alinhar detalhes do projeto Mais Verão ao Lago de Itaipu 2024. O evento ocorrerá de 12 de janeiro a 31 de março de 2024, promovido pelo Conselho dos Lindeiros, com as administrações municipais e patrocínio da Itaipu Binacional.
O coordenador da Rede de Esportes Lindeiros, Cristiano Metzner (Suko), destacou a relevância do evento, a definição das datas e modalidades esportivas que serão trabalhadas em cada município.
Calendário regional
O calendário prévio inicia com atividades dias 12 e 13 de janeiro em São José das Palmeiras com o futebol de areia como atividade principal, seguido de Itaipulândia, dias 19 e 20, que não definiu a modalidade prioritária. Dias 26 e 27 São Miguel do Iguaçu realiza o vôlei de praia e Missal o futebol sete.
Em fevereiro, dias 02 e 03, Mercedes organiza o futebol sete e Entre Rios do Oeste o handebol de areia. Pato Bragado realiza o futebol de areia e, Santa Terezinha de Itaipu, o futevôlei nos dias 09 e 10. No final de semana das datas de 16 e 17 Santa Helena organiza o vôlei de praia. Dias 23 e 24 Marechal Cândido Rondon organiza o beach tennis e Foz do Iguaçu o futevôlei.
No primeiro final de semana de março, dias 01 e 02, Medianeira sedia o vôlei de praia e Terra Roxa o beach tennis. Dias 08 e 09 de março Diamante do Oeste deve receber o Mais Verão juntamente com Mundo Novo (MS), com o futebol de areia. Guaíra fecha o Mais Verão dias 15 e 16 de março com o futebol de areia.
Idosos
Além das modalidades principais, os municípios podem incrementar a programação com outras atividades esportivas, culturais e recreativas. “Este ano será incorporada uma modalidade dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs)”, ressalta Suko.
Premiação
Os organizadores aguardam aprovação de patrocínio da Itaipu Binacional para o Mais Verão, que está em fase de finalização. Uma questão discutida na reunião foi a aprovação de uma contrapartida de R$ 80 mil, disponibilizada pelo próprio Conselho dos Lindeiros, valor que será dividido entre os municípios, garantindo que cada um tenha um fundo de R$ 5 mil para cobrir despesas com premiações e arbitragem.